Susana Costa e Silva: "Inteligência Artificial e Machine Learning - o estímulo à aprendizagem ao longo da vida"

Business School
Susana Costa e Silva: "Inteligência Artificial e Machine Learning - o estímulo à aprendizagem ao longo da vida"
Sexta-feira, 1 de Outubro de 2021 in Marketeer Online

Não sendo clara para algumas pessoas o que é inteligência artificial (IA) e machine learning (ML), é importante distinguir estes termos que vão passar a fazer parte da nossa linguagem de trabalho.

A IA é a inteligência demostrada pelas máquinas, por oposição à inteligência demonstrada por pessoas e animais. É um conceito mais lato dentro do qual se inclui o conceito de ML. O termo IA começou a ser usado na década de 50 e diz respeito à ciência e engenharia de produção de máquinas inteligentes, especialmente computadores inteligentes. É um ramo das ciências computacionais que se dedica ao estudo da sofisticação dos computadores, de maneira a que estes desenvolvam uma forma de inteligência.

No âmbito dos trabalhos ao nível da IA, por sua vez, é possível conjecturar-se o estudo de ML, que se refere à área do conhecimento que usa algoritmos computacionais sofisticados de forma a emular a inteligência humana, isto é, através do estudo das manifestações dos comportamentos dos seres humanos no seu contexto. A ML baseia-se na modelização dos processos de aquisição e uso do conhecimento por parte dos seres humanos, procurando aperfeiçoar a resposta da máquina com base na experiência acumulada. Logo, entramos neste domínio quando dotamos a máquina de algoritmos que lhe permitem aprender com base na resposta que deu, integrando em respostas futuras o feedback recebido sobre as respostas dadas anteriormente.

pt