"Uma dose de pessimismo sobre a liderança otimista"

Business School
"Uma dose de pessimismo sobre a liderança otimista"
Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2023 in Lider Online

Artigo de opinião por Arménio Rego, docente da Católica Porto Business School.
Quase ninguém se atreve a advogar teorias sobre química, física ou eletrónica se não possuir alguma qualificação profissional ou académica nessas matérias. Mas todos nos sentimos preparados para defender as nossas teorias sobre liderança. Essa inclinação faz bastante sentido. Somos seres sociais e temos experiências de vida como líderes ou como liderados.
Ademais, nas organizações, é necessário selecionar pessoas para cargos de liderança – e convém que a teoria subjacente seja correta. Quem exerce essas funções atua à luz das suas próprias teorias. Os liderados, por seu turno, respondem às lideranças em função das suas (deles) teorias. Ademais, como cidadãos, somos convidados ou desafiados a escolher líderes, e essas escolhas podem ter enorme impacto nas nossas vidas e nas dos nossos concidadãos.