"Uma solução ética para a crise da Justiça?"

"Uma solução ética para a crise da Justiça?"
Quinta-feira, 28 de Outubro de 2021 in Expresso Online

Manuel Fontaine Campos, diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica.
A ética pode e deve ser, ainda antes da lei, a primeira muralha na defesa da Justiça e, portanto, do próprio Estado de Direito, defende Manuel Fontaine Campos, diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa

As notícias que chegam do mundo da Justiça, desde há uns anos a esta parte, são preocupantes. A imagem dos atores forenses (sejam juízes, procuradores ou advogados) sofre uma progressiva erosão. Os “casos” enchem o espaço mediático e a administração da Justiça é, cada vez mais, escrutinada através desses exemplos concretos. Os escândalos sucedem-se, sejam juízes demitidos por ilícitos diversos, magistrados do MP nomeados sob suspeita de favoritismo político ou, ainda, advogados detidos, em conjunto com os seus clientes, por suspeita de cumplicidade nos seus crimes.