"The Unknown Unknowns"

Business School
"The Unknown Unknowns"
Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2023 in Jornal Económico online

Artigo de opinião por Miguel Soares, docente da Católica Porto Business School. 
Mesmo com mais e melhor informação, os decisores continuarão a ser influenciados por enviesamentos cognitivos que limitam a capacidade de tomada de decisão. 
Numa visão estilizada do Homo Economicus, considera-se que os agentes económicos tomam decisões racionais, maximizadoras de utilidade, baseando-se em informação completa, quer sobre o ‘mundo’ (no contexto dos negócios, corresponde ao conhecimento do estado atual e da evolução previsível de todos os fatores da ‘envolvente’), quer sobre o resultado expectável (probabilístico) de cada uma das alternativas de ação.
Já há muito que é reconhecida a falta de adesão à realidade desta perspetiva simplista sobre os processos de tomada de decisão, sendo evidente que estes são efetuados num contexto de bounded rationality[1], isto é, com informação necessariamente incompleta, sendo significativamente influenciados por enviesamentos cognitivos e pelas emoções, aspirações e interações sociais dos decisores.

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