"A urgente necessidade de pensar sustentabilidade de forma sistémica"

Business School
"A urgente necessidade de pensar sustentabilidade de forma sistémica"
Terça-feira, 13 de Setembro de 2022 in Dinheiro Vivo Online

João Pinto, professor de Finanças, Católica Porto Business School e António Vasconcelos, industry fellow, Católica Porto Business School.
O mundo enfrenta vários problemas críticos, todos eles inter-relacionados, tais como alterações climáticas, poluição, perda de biodiversidade, secas e desertificação, incêndios dramáticos, intolerância e pobreza. Mais recentemente, fomos abalados não só pela pandemia covid-19, mas também pela guerra na Ucrânia. A pandemia, que ainda não terminou, considerando os bloqueios recorrentes que ocorrem na China e as potenciais novas variantes do vírus, expôs a fragilidade do nosso sistema económico ao perturbar significativamente as cadeias de abastecimento. O conflito entre a Rússia e a Ucrânia mostrou como a dependência de combustíveis fósseis é prejudicial à prosperidade social e económica de todo o mundo.
Nos dois casos, constatamos que a dependência excessiva de centros de produção no estrangeiro longínquo coloca em causa a segurança do abastecimento, uma vez que conduz à escassez de mercadorias, resultando em volatilidade de preços, inflação elevada, e desordem social - que a guerra apenas veio exacerbar. Assim, torna-se necessário construir um sistema mais resiliente, com um maior enfoque nos recursos adquiridos a nível interno, exigindo uma abordagem e um modo de vida muito diferentes.