"Usar o chat GPT na universidade? Sim!"

Business School
"Usar o chat GPT na universidade? Sim!"
Terça-feira, 14 de Março de 2023 in Diário de Notícias Online

Artigo de opinião por Susana Costa e Silva, docente da Católica Porto Business School.
O chat GPT é um chatbot de Inteligência Artificial (IA) gerador de texto. Funciona através de um sistema de perguntas e respostas, em que o utilizador coloca uma questão, e a IA, tendo por base toda a informação disponível em sistema aberto na internet, responde. A questão pode ser colocada da forma que melhor entendermos, mas obviamente, quanto mais refinada for a questão e quanto mais lógico o alinhamento de perguntas e respostas, mais plausível e confiável será o texto produzido, sendo maior a acurácia neste caso do que no caso de serem feitas perguntas demasiado simples ou descontextualizadas. O chat GPT encontra as respostas às questões pesquisando em variadíssimas fontes, desde artigos, a ensaios e outros documentos disponíveis na net. E como sabemos que na internet é possível encontrar todo tipo de informação, também é razoável esperar que nem todas as fontes utilizadas sejam confiáveis. A vantagem é que pesquisará sobre um elevado número de fontes, muito mais rapidamente do que qualquer investigador treinado. E nas versões mais atualizadas, estes sistemas de IA vão também aprendendo com o alinhamento conversacional já existente em conversas com outros utilizadores, pelo que se espera que as versões mais atuais sejam cada vez mais sofisticadas em relação a versões anteriores. A primeira versão tem apenas 3 meses.