Maria do Céu Roldão

Perfil

Maria do Céu Neves Roldão é licenciada em História pela Universidade de Lisboa, doutorada em Educação (na especialidade de Teoria e Desenvolvimento Curricular) pela Simon Fraser University, Vancouver, Canadá, e Agregada em Educação pela Universidade de Aveiro.

É, desde Fevereiro de 2011, Professora Associada Convidada da Universidade Católica Portuguesa, onde assegura docência pós-graduada e orientação de investigação de doutorandos, incluindo co-orientação de uma investigadora da PUC-S. Paulo, que desenvolveu um semestre na FEP no ano transato.

Foi, desde 1965 e durante 18 anos, professora de História e Estudos Sociais do Ensino Preparatório, (actual 2º ciclo do ensino Básico) tendo escrito manuais para estas áreas. Exerceu, após mestrado e doutoramento, funções docentes no Ensino Superior Politécnico e Universitário, tendo-se aposentado em 2005 como Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.

Tem colaborado, como docente em cursos de  mestrado,  e como investigadora , e supervisora de investigação, com as Universidades de Aveiro, Católica, dos Açores, de Macau , do Minho e Lusófona. É investigadora do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), Universidade Católica, e investigadora do IERG (Imagination and Education Research Group), Simon Fraser University, Canada.

Participou em diversos projectos da OCDE em representação do Instituto de Inovação Educacional, de que foi vice-presidente, e trabalhou como consultora em projectos da Unesco para  a América Latina , e também em projectos de cooperação com Moçambique, Angola e Cabo Verde. Foi Vice-Presidente do Instituto de Inovação Educacional (1997-1998), e do Instituto Politécnico de Santarém (1996-97).

Foi, em diversos contextos, consultora do Ministério da Educação na área do currículo. Foi membro das Comissões de Avaliação das Universidades Portuguesas para os Cursos de Educadores de Infância e Professores de 1º ciclo em 2000 e em 2005. Integrou o Conselho Científico da Avaliação de Professores ao longo de toda a sua existência.

É membro dos Conselhos Editoriais de 11 Revistas, nacionais e internacionais. As suas publicações científicas nestes domínios incluem 22 livros, e organização ou co-organização de 9,  62 artigos em revistas científicas e  64 capítulos em livros na área da Educação.

VÍDEO

Áreas de interesse científico
  • Currículo Educacional
  • Desenvolvimento Curricular