FAQ`s

1. O que é Aprendizagem-Serviço (ApS)?

A Aprendizagem-Serviço é uma metodologia de ensino que combina aprendizagem académica com o serviço à comunidade por forma a que os/as estudantes se formem, pessoal e profissionalmente, a partir do trabalho com necessidades reais da comunidade. Nesta metodologia são valorizadas a participação ativa dos estudantes e dos membros da comunidade e a reflexão sobre a experiência vivida.

(12) How to learn as a sustainable mind? - YouTube | ApS num minuto, Prof. Robert Bringle (avaliador externo do projeto Católica ApS)

Este modelo de aprendizagem integra-se em linhas de inovação pedagógica e de responsabilidade social em a que a UCP tem vindo a apostar, reforçando assim a sua vocação de intervenção na sociedade, seja através dos profissionais que forma ou do trabalho que desenvolve em parceria com múltiplos interlocutores, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

2. Quem participa em Aps?

Docentes, estudantes e comunidade participam, de forma integrada, em processos de empoderamento, envolvimento, responsabilidade e compromisso com o mundo real. Tornam-se parceiros, recursos de ensino e solucionadores de problemas em projetos comuns.

 

3. Quais as etapas de desenvolvimento de uma experiência ApS?

  • Etapa 0 – Conhecer e compreender o conceito; Ter motivação pessoal; Consciência da importância do protagonismo dos estudantes e dos membros da comunidade
  • Diagnóstico e Planificação/Desenho da experiência
  • Implementação da experiência
  • Celebração/Fecho
  • Reflexão e Avaliação

A reflexão sobre a prática é um dos elementos-chave da metodologia ApS.

 

4. Onde posso integrar a ApS?

No contexto universitário a metodologia ApS pode ser integrada em qualquer área de estudo e de diferentes formas - numa unidade curricular do plano de estudos ou num módulo/tópico da unidade curricular, tanto de licenciatura como de mestrado, mas também em estágios, trabalho final de mestrado (TFM) e doutoramento; pode ainda ser integrada no âmbito de atividades extracurriculares, desde que vinculadas aos objetivos de aprendizagem preconizados no ciclo de estudos correspondente.

 

5. Em tempos pandémicos, como pode ser implementada a APS?

A Aps pode ser implementada em formato totalmente presencial, totalmente online, ou híbrido (quer a aprendizagem quer o serviço podem ser parcialmente ou totalmente presenciais ou online).

 

6. Porquê participar?

A metodologia ApS traz benefícios para docentes, estudantes, comunidade e universidade.
Benefícios para os Docentes:

  • Favorece o papel de professor como mentor, guia ou facilitador de uma aprendizagem significativa.
  • Melhora a participação e motivação dos estudantes.
  • Melhora o trabalho docente pelo contacto com a comunidade e com experiências reais (complementam a teoria, ajudam a perceber a aplicabilidade de alguns procedimentos ensinados em sala de aula e os resultados que oferecem realmente).
  • Fomenta equipas docentes interdisciplinares.
  • Facilita a formação e avaliação por competências e, muito particularmente, a competência transversal de compromisso com a ética e responsabilidade social como cidadão e como profissional.
  • Permite a colaboração com entidades comunitárias no desenvolvimento do ensino e adiciona, potencialmente, uma nova dimensão à investigação.
  • Permite a participação em processos de inovação social.
  • Permite conectar o ensino com as outras duas missões da universidade: a investigação e a terceira missão ou função social.
  • Permite a participação direta na Responsabilidade Social Universitária.

 

7. Que implicações traz a aplicação da ApS no meu trabalho enquanto docente?

A metodologia ApS implica alocar algum tempo para a articulação com a comunidade e o acompanhamento aos estudantes nas diferentes etapas de desenvolvimento da experiência. Por outro lado, com a integração na equipa do projeto CApS, terá acesso a instrumentos de recolha de dados e ferramentas práticas que facilitarão o desenvolvimento dos projetos.

 

8. Qual a meta para 2025 definida no Plano de Desenvolvimento Estratégico da UCP?

Disponibilizar pelo menos duas disciplinas (licenciatura) ou uma disciplina (mestrado) por curso no modelo de aprendizagem em serviço.

 

9. O que devo fazer se estiver a ponderar aplicar a metodologia ApS na minha Unidade Curricular?

Se estiver interessado(a) em desenvolver uma experiência ApS contacte-nos para caps@ucp.pt