Inscrições nos Workshops*

Dia 16 (quarta-feira) | 14h30 – 16h30

W1 | Gestão de stress em contexto desportivo(sala EA227)

Apresentação breve de um enquadramento teórico da adaptação ao stress e sua gestão, bem como consequências para o rendimento. De seguida, serão discutidas técnicas específicas de gestão de stress, aplicáveis ao contexto desportivo, nomeadamente através de role play para o treino de técnicas mais cognitivas e exercícios de respiração para o treino de técnicas de gestão da vertente mais fisiológica do stress.

Dinamização: Liliana Fontes, Escola de Competências de Vida U. Minho
Exerce funções na Consulta de Psicologia do Desporto da Associação de Psicologia da Universidade do Minho. Obteve o mestrado em Psicologia Experimental e Suas Aplicações e o doutoramento em Engenharia Têxtil pela mesma universidade. Realiza investigação maioritariamente em adaptação ao stress, particularmente no contexto do desporto. É membro do grupo de investigação Adaptação, Rendimento e Desenvolvimento Humano e do projeto Escola Competências de Vida. Desenvolve atividades de intervenção junto da comunidade, principalmente no desporto, tanto na formação como no alto rendimento.

W2 | Treino de Competências Psicológicas – O caminho para a excelência!(sala EA228)

Este workshop tem como principal objetivo permitir aos interessados aumentar os seus conhecimentos no âmbito da intervenção na prática desportiva, tendo em conta a componente psicológica. Assim, e sabendo que a saúde mental no Desporto tem ganho corpo nos últimos tempos, é determinante que se possa esclarecer qual o papel, as funções e a importância do psicólogo do desporto. Nesta intervenção, iremos também abordar quais as ferramentas de treino de competências psicológicas mais utilizadas bem como as competências psicológicas desportivas mais trabalhadas junto dos atletas.

Objetivos:

  1. Sensibilizar os participantes sobre a importância do psicólogo do desporto, bem como, o seu papel e as suas funções;
  2. Dar a conhecer quais as principais ferramentas de TCP utilizadas em contexto desportivo;
  3. Sintetizar quais as competências inerentes à prática desportiva que são mais trabalhadas;
  4. Apresentar casos reais de intervenção em contexto desportivo;
  5. Promover espaço para debate e reflexão com os participantes.

Métodos:

  1. Expositivo para partilha de conteúdos essenciais ao workshop;
  2. Demonstrativo através da exemplificação de ferramentas e práticas;
  3. Demonstrativo indireto com uso de vídeos sobre os assuntos abordados;
  4. Interrogativo para feedback;
  5. Ativo, envolvendo dinâmicas de grupo como a discussão de casos e reflexão.

 

Dinamização: Juliana Silva, powerME
Mestre em Psicologia do Desporto e das Organizações pela Universidade do Minho e Pós-Graduada em Coaching Psicológico pelo INSPSIC. Atua junto de atletas, amadores e integrados no Projeto Olímpico, de diferentes modalidades, escalões e níveis competitivos.

W3 | “Stop, breathe and go for it! You Can do It!” – Estratégias de Intervenção e Gestão Emocional em Contexto Desportivo (sala EC135)

Assente em dois pilares estruturantes: i) numa conceção de que o equilíbrio emocional predispõe o atleta para um melhor desempenho (em situação de treino mas também em situação de competição) (Lazarus, 2000) e, ii) perspetivando que a intervenção do psicológica em contexto desportivo assume uma componente educacional (para além de uma interligação com a dimensão clinica e de ambas com a organizacional), onde se desenvolvem programas de treino/desenvolvimento de competências psicológicas e de preparação mental (Cruz 1996).

O workshop propõe o desenvolvimento de atividades de visualização mental como ferramenta para regular situações de ansiedade, raiva/irritação e (auto)confiança - como emoções mais experienciadas no contexto desportivo. Ao longo do workshop os estudantes são desafiados a testar instrumentos de avaliação, a experimentarem em role playing e a sugerirem alternativas de forma a construírem o que poderá ser uma proposta de programa de regulação emocional assente na visualização mental. 

Dinamização: Teresa Silva Dias, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Teresa Silva Dias, é psicóloga de formação de base e doutorada em Ciências da Educação. Atualmente é Investigadora Auxiliar no CIIE (Centro de Investigação e Intervenção Educativas) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Embora o seu programa de investigação contemple essencialmente a cidadania e a participação dos atletas no desporto, ao longo dos últimos anos tem acompanhado o Mestrado em Psicologia do Desporto e Desenvolvimento Humano onde trabalha com os estudantes estratégias para a promoção de competências de autorregulação e gestão emocional em atletas ao nível da formação (entre os 5/6 anos e os 18 anos).

W4 | Psicologia do Desporto, Performance e Coaching (sala EA229)

Uma proposta de atuação do Psicólogo do Desporto no contexto de formação ao profissional - metodologia, ferramentas e postura.

  • O contexto do futebol
  • O Psicólogo no terreno
  • Proposta de metodologia e ferramentas
  • A postura do psicólogo nas equipas desportivas
  • Mediação entre equipa técnica e atletas

 

Dinamização:  Nádia Tavares, DreamAchive
Licenciada em Psicologia e especializada em Psicologia do Desporto e Coaching Psicológico, é fundadora da DreamAchieve, onde presta serviços de Psicologia e Coaching, no Desporto e nas Empresas.
É formadora de treinadores e outros agentes desportivos, tendo estado em vários cursos de treinadores e outras ações de várias modalidades coletivas e individuais.
É também autora dos livros “Mind7 de Atleta” - livro que utiliza o storytelling para apresentar componentes mentais desenvolvidas nos atletas - e “Mind7 das Lesões” - que em modelo de entrevista a atletas, retrata sobre a experiência emocional durante as lesões desportivas.

*Limite de inscrições: 20 participantes/workshop

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