Católica Learning Innovation Lab e Núcleo de Ensino e Aprendizagem partilham práticas de inovação pedagógica no ensino superior

A Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto foi palco, no dia 29 de julho, de um encontro entre o Católica Learning Innovation Lab (CLIL) da Universidade Católica Portuguesa e o Núcleo de Ensino e Aprendizagem (NEA) da Universidade de Aveiro, focado na partilha de estratégias e experiências no âmbito da inovação pedagógica no ensino superior.

A sessão teve como foco a apresentação dos modelos de desenvolvimento profissional docente que cada instituição tem vindo a implementar para promover a inovação pedagógica nos respetivos contextos, com a partilha de iniciativas concretas, dados e estratégias de atuação no apoio à transformação das práticas de ensino e aprendizagem.

Nas palavras de Inês Monteiro, especialista em inovação pedagógica do CLIL, “este encontro foi uma oportunidade importante para conhecer e refletir sobre as diferentes estratégias e abordagens adotadas, tanto pela UCP como pela UAveiro. Para além dos pontos em comum, foi particularmente relevante compreender de que forma se articulam as estruturas institucionalizadas com os diversos projetos financiados que acolhem, de forma a criar uma sinergia comum, bem como as estratégias de captação de estudantes e docentes para as iniciativas promovidas. A partilha de boas práticas revelou-se essencial para inspirar novas perspetivas e reforçar o compromisso com a inovação e a colaboração no ensino superior”.

Durante o encontro, as equipas apresentaram as suas estruturas organizativas, linhas de intervenção prioritárias e projetos em curso, permitindo uma leitura cruzada dos desafios e das soluções adotadas. Esta partilha revelou abordagens diferenciadas, mas complementares, no esforço comum de promover a qualidade e a renovação pedagógica.

Rúben Alves, coordenador do NEA, sublinhou que “numa fase de expansão deste tipo de estruturas de apoio à inovação pedagógica no sistema de ensino superior português, é fundamental que existam encontros deste tipo, que muito beneficiam os envolvidos. Temos acompanhado a atividade do CLIL com muito interesse e este encontro permitiu-nos aprofundar o conhecimento sobre as suas atividades e, mais importante do que isso, foi uma oportunidade excelente para que as equipas criassem pontes que podemos aproveitar para um desenvolvimento mútuo”.

O encontro decorreu num ambiente de proximidade e diálogo aberto, favorecendo o reconhecimento mútuo e a reflexão crítica sobre os caminhos da inovação pedagógica no ensino superior, numa perspetiva de partilha interinstitucional de boas práticas.

pt
04-08-2025