Formação

Diferentes licenciaturas na Católica Porto incluem, em formato variável, a unidade curricular de Pensamento Crítico. Os objetivos são vastos e propõem-se estimular cada estudante a:

  • desenvolver atitudes de observador ativo e interveniente;
  • ponderar novas ideias e conceitos;
  • refletir de um modo mais estruturado, abrangente e profundo;
  • gerir informação de maneira a obter resultados mais fiáveis;
  • comunicar de forma autêntica, exprimindo claramente o ponto de vista e ouvindo atentamente pontos de vista diferentes, numa busca de um entendimento profundo dos mesmos.

A metodologia assenta numa aprendizagem ativa (ação-reflexão-ação) que estimula a reflexão e discussão em grupo sobre diferentes temas.

 
Temas
  • Abordagens do Pensamento Crítico
  • Estratégias e métodos de promoção do pensamento crítico
  • Características e obstáculos ao pensamento crítico
  • Elementos do pensamento: objetivo, questão em causa, assunções, implicações e consequências, informação, conceitos, conclusões, ponto de vista, alternativas, contexto
  • Critérios do pensamento crítico: clareza, exatidão, relevância, suficiência, profundidade, amplitude, precisão
  • Ler e escrever criticamente
  • Pensamento Crítico no âmbito de uma disciplina ou área de estudo: lógica da disciplina, conceitos fundamentais e poderosos

 

DocentesFaculdadeContacto
Helena Gil da CostaCoordenaçãomhcosta@porto.ucp.pt
Aida FernandesInstituto de Ciências da Saúdeafernandes@porto.ucp.pt
Ana AndradeEscola de Direitoaiandrade@porto.ucp.pt
Conceição SoaresFaculdade de Economia e Gestãocsoares@porto.ucp.pt
Eduardo CardosoEscola Superior de Biotecnologiaecardoso@porto.ucp.pt
Henrique Manuel PereiraEscola das Arteshpereira@porto.ucp.pt
João Costa AmadoInstituto de Ciências da Saúdejcamado@porto.ucp.pt
José António CoutoEscola Superior de Biotecnologiajcouto@porto.ucp.pt
Luísa CamposFaculdade de Educação e Psicologiamcampos@porto.ucp.pt
Margarida Silva Escola Superior de Biotecnologiamsilva@porto.ucp.pt
Maria Guilhermina CastroEscola das Artesmcastro@porto.ucp.pt
Patrícia AraújoFaculdade de Economia e Gestãoparaujo@porto.ucp.pt
Raquel MatosFaculdade de Educação e Psicologiarmatos@porto.ucp.pt 
Susana XaráInstituto de Ciências da Saúdesxara@porto.ucp.pt

 

Doutoramento em Ciências Humanas e Sociais com a tese “Medo e Desenvolvimento Humano – uma proposta de educação de adultos desde a inter-relação Criatividade e Motricidade Humana”, Master em Criatividade Aplicada Total, Licenciatura em Sociologia, Curso de Educadores de Infância. Coordenação do Projeto de Pensamento Crítico, Docente de Sociologia da Religião e de Sociologia e Ética em Educação na Faculdade de Teologia e de Sociologia e de Resolução Criativa de Problemas na Escola de Direito da Católica Porto. Formadora na área da Criatividade. Membro do Conselho Editorial e Científico da Coléccion Léeme do Instituto Internacional do Saber (Espanha-Colômbia). Membro de Rede Internacional de Investigadores em Motricidade Humana. Representante em Portugal do The Creative Problem Solving Group, Inc. Autora de artigos e capítulos em revistas e livros nacionais e estrangeiros.
 
Docente do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, Porto. Tem o Curso de Enfermagem realizado na Escola de Enfermagem das Franciscanas Missionárias de N.ª Senhora, terminado em 1980. É Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Possui o Curso de Pós – Graduação em Administração e Planificação da Educação, realizado na Universidade Portucalense em 1996. Possui o Mestrado em Administração e Planificação da Educação, concluído na Universidade Portucalense em Maio de 1997. Possui o Diploma de Estudos Avançados (DEA) pela Universidade de Santiago de Compostela, concluído em 2002. Realizou o Doutoramento pela Universidade de Santiago de Compostela, Faculdade de Ciências da Educação, tendo terminado em 2007. É coordenadora da Licenciatura em Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde. É membro do Conselho Científico e Pedagógico do Instituto de Ciências da Saúde. 
 
Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, trabalhou em marketing (em Portugal e no Reino Unido), em produção artística (no Teatro Académico Gil Vicente) e foi professora do ensino secundário e profissional. Na Universidade Católica, rege a unidade curricular de Argumentação e Retórica (Escola de Direito) e de Axiologia e Ética (ADN Jurista), é responsável pelo Writing Centre, pelas aulas do Programa de Transição para o Ensino Superior e pela preparação dos candidatos ao Centro de Estudos Judiciários para a prova de Desenvolvimento de Temas Culturais, Sociais ou Económicos. Encontra-se a desenvolver a tese de doutoramento sobre a Filosofia da Ação em Gilbert Harman, no âmbito do Programa Doutoral em Filosofia, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
 
Professora Auxiliar da Faculdade de Economia e Gestão – Católica Porto. Doutorada em Filosofia pela University of Lancaster - Institute for Environment, Philosophy and Public Policy – Reino Unido. Tem publicações em revistas nacionais e internacionais. Co- autora do livro A Sustentabilidade do Planeta, Minima Theologica, Leça da Palmeira. Co-autora Business Ethics in Focus, Nova Science Publishers, New York. Participação em júris de mestrados e doutoramentos, nacionais e internacionais. Participação em conferências nacionais e internacionais. Hoover Fellow na Chaire Hoover, Universidade Católica de Louvain-la-Neuve, Bélgica. Coordenadora e Investigadora Principal do Grupo de Investigação, ”Sustentabilidade e Desenvolvimento Humano”, Centro de Estudos em Economia e Gestão (CEGE/FCT), Católica Porto – Faculdade de Economia e Gestão. Referee do Journal of Business Ethics e da revista Business Ethics: An European Review. Membro do Conselho Editorial da Open Ethics Journal, Bentham Journals – USA.
 
Docente e investigador na Universidade Católica Portuguesa – Porto, na área da Inovação. É Licenciado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, aonde também obteve o Mestrado em Informática Industrial. É Doutorado pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho. 
Integra a equipa do CBQF/Laboratório Associado do Estado, Centro de Investigação da Escola Superior de Biotecnologia. Coordena técnica e cientificamente vários projectos nacionais e internacionais em Investigação, Desenvolvimento e Inovação.
Na Católica Porto assume ainda as funções de Secretário de Missão para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia que incluem a Coordenação da Estratégia SpinLogic para o Empreendedorismo, da Incubadora da UCP-Porto e a Gestão e Valorização de Propriedade Intelectual.
 
Docente da Escola das Artes (UCP. Porto), departamento de Som e Imagem. Doutor em Cultura Portuguesa, com a tese O Universo Cultural do Poeta Guerra Junqueiro: Da Contradição à Unidade Polifónica. É ensaísta no âmbito da comunicação, literatura, historiografia; membro do Conselho de Investigadores do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR) e do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa (CLEPUL).
Argumentista e realizador de meia dezena de documentários, concebeu e coordenou o projeto Revisitar/Descobrir Guerra Junqueiro.
Produtor, realizador e apresentador de vários programas radiofónicos (RR, RFM, Antena 2); integrou a Direção de Informação da TVI (jornalista e editor); jornalista do Diário de Notícias; dirigiu as revistas Atrium e Saber (e) Educar.
Publicou duas dezenas de livros e mais de meia centena de artigos científicos e recensões críticas em revistas científicas nacionais e internacionais.
 
Licenciado em Medicina (1983), fez o doutoramento (1995) em Ciências Biomédicas Ciências Biomédicas, especialidade de Saúde Comunitária, com a tese “Epidemiologia e Registos de Cancro: - Contribuição de um Registo de Base Populacional”e a Agregação em Saúde Comunitária em 2001 no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, Universidade do Porto. Terminou o Curso Superior de Estudos Teológicos em 1973 e, integrado na Sociedade Missionária da Boa Nova, esteve ao serviço da Diocese de Nampula lecionando em Momola, Nampula e Nacala de 1973 a 1978. É atualmente Professor Contratado da Universidade Católica Portuguesa desde 2012. 
 
Professor auxiliar da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB-UCP) e Investigador do Centro de Biotecnologia e Química Fina (Laboratório Associado do Estado). Concluiu a Licenciatura em Biologia (ramo científico-tecnológico) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em Julho de 1988 e frequentou o 1º ano do Mestrado em Ciência e Engenharia Alimentar, correspondente à sua parte lectiva, em  1990/91 na ESB–UCP. Obteve o grau de Doutor em Biotecnologia (Microbiologia) pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) em Novembro de 1996.  Foi coordenador do Centro de Inovação e Tecnologia da ESB-UCP e assessor do Director Adjunto para a Divisão de Extensão desta mesma instituição. As áreas de interesse cinetífico são: microbiologia alimentar, microbiologia e bioquímica de vinhos, segurança alimentar. Publicou vários artigos em revistas internacionais com revisão por pares e participou em vários congressos e simpósios científicos internacionais. É responsável e docente das disciplinas  Biologia I, Biologia II e Histologia e Embriologia (1º ciclo de Microbiologia, Ciências da Nutrição e Bioengenharia) e Laboratórios Integrados de Microbiologia (2º ciclo Microbiologia Aplicada). É docente de seminários de Pensamento Crítico (1º ciclo de Microbiologia, Ciências da Nutrição e Bioengenharia), após ter frequentao o curso de formação para a docência de Pensamento Crítico 1 na UCP.
 
Professora auxiliar e presidente do conselho pedagógico da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa – Porto. Em 2008, doutorou-se em Psicologia na FPCE da Universidade do Porto. Tem desenvolvido e coordenado projetos centrados no estigma e na promoção de saúde mental. É fundadora e membro da direcção da ENCONTRAR+SE – Associação para a promoção da saúde mental (IPSS). Áreas de Interesse Científico: Promoção de saúde mental; Literacia em saúde mental; Psicopatologia na infância e adolescência; Prestação de cuidados informais na perturbação mental grave; Estigma. Docência: Psicopatologia e Saúde Mental I (infância e adolescência), na Licenciatura em Psicologia (1º Ciclo); Saúde e Desenvolvimento Humano, na Licenciatura em Psicologia (1º Ciclo); Tutoria, na licenciatura em Psicologia (1º ciclo); Psicologia da Saúde, no Mestrado em Psicologia (2º ciclo); Supervisão de estágios curriculares, no Mestrado em Psicologia (2º ciclo); Orientação de Dissertações de Mestrado em Psicologia.
 
Nasceu no Porto em 1973, licenciou-se e doutorou-se em Psicologia pela Universidade do Porto, com a dissertação “Fidelidade e Infidelidade nas Relações Amorosas”. Ainda durante a licenciatura começa a fazer investigação científica e em 1998 é convidada para dar aulas na Universidade Católica Portuguesa, da qual é professora e investigadora. Tem escrito livros de Psicologia e publicado vários artigos sobre personagens, estrutura narrativa, relações amorosas, educação e orientação vocacional, em revistas e congressos científicos. Maria Guilhermina Castro fez formação avançada em Direção de Psicodrama Moreniano, bem como em Psicoterapia e Orientação Vocacional e foi psicóloga entre 1995 e 2003, em consultório particular e em escolas. Representação, dança, linguagem corporal, inovação social, fenómenos espirituais e místicos são também áreas do seu interesse pessoal e profissional.
 
Doutoramento em Biologia Molecular, Universidade de Carnell, USA. Licenciatura em Biologia, Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra. Professora Auxiliar para a área ambiental e Coordenadora do Grupo de Estudos Ambientais na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica. Áreas de interesse principal – educação ambiental e gestão ecológica de resíduos sólidos; planos de desenvolvimento sustentável e democracia participativa; organismos geneticamente modificados.
 
Assistente estagiária no departamento de Comportamento Organizacional da Faculdade de Economia e Gestão – Universidade Católica Portuguesa – Porto. Leciona as disciplinas de Comportamento Organizacional, Projeto Multidisciplinar I, Projeto Multidisciplinar II e Projeto Final de Estágio da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Porto. Licenciou-se em Gestão em 2006 pela Faculdade de Economia e Gestão – Universidade Católica Portuguesa – Porto e em 2007 concluiu uma pós graduação em Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos na mesma Faculdade. Experiência Profissional: Junho 2008/Agosto2009 – Coordenação do Gabinete de Acompanhamento na área da Formação e Empregabilidade do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) de Aldoar; Outubro de 2006/Agosto 2012 – Coordenação do departamento de voluntariado da Universidade Católica do Porto; Setembro de 2006/ Agosto 2007 – Integração da equipa da Universidade Católica no projecto Acreditar – Agência de Consultoria Social. Académico: Co-autora do capítulo “Gestão de Voluntariado nas OSFL”. In Azevedo, Carlos, Franco, Raquel C e Meneses, João W, Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos - o desafio da Inovação Social: 355 - 369. Vida Económica. 2010 
 
Nasceu na cidade do Porto em 1973. É doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho onde, em Janeiro de 2007, defendeu publicamente a tese “Vidas Raras de Mulheres Comuns: Percursos de vida, Significações do crime e Construção da identidade em jovens reclusas”. 
Tem desenvolvido investigação sobre criminalidade e reclusão feminina e, mais recentemente, sobre género e controlo das migrações. Tem coordenado, em Portugal, projetos Europeus na área da delinquência juvenil.
É Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa - Porto. Nesta Faculdade, é Diretora-adjunta para a área da Psicologia.
 
Susana Xará
Natural de Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro, o seu interesse pela interface Universidade-Empresa levou-a a integrar os quadros da UCP (Escola Superior de Biotecnologia-ESB) em 1991 após a licenciatura em Engenharia Química (1990) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e um estágio extra-curricular numa empresa industrial. Desempenhou desde então várias atividades nesta vertente, desde responsável por laboratórios de prestação de serviços às indústrias, auditora técnica em laboratórios de materiais, coordenação científica de formação profissional, coordenação do projeto técnico de um instituto de prestação de serviços na área do ambiente e coordenação de vários projetos com autarquias em matérias de Sustentabilidade. É pós-graduada em Embalagem pela ESB-UCP. Desde 1998 é investigadora, em colaboração com a FEUP, na área de Análise Ambiental de Sistemas (Avaliação do Ciclo de Vida, Gestão Ambiental) tendo neste âmbito integrado alguns grupos de peritos internacionais, participado em vários congressos internacionais e realizado diversas palestras por convite. Já lecionou, entre outras, disciplinas de Embalagem, Gestão e Tratamento de Resíduos, Legislação Ambiental, Técnicas de Proteção Ambiental, Poluição e Tecnologia Ambiental, Tópicos de Biotecnologia e Sistemas de Gestão Ambiental – Avaliação do Ciclo de Vida. É consultora na área de Gestão Ambiental, revisora de 5 revistas internacionais em temas de engenharia ambiental e colabora pontualmente com a Comissão Europeia na avaliação de projetos de investigação e em atividades relacionadas com a definição de políticas europeias na área de gestão de resíduos e eco-indústrias. Desde 2012 colabora também com o Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Católica.Porto onde coordena a formação avançada para profissionais e a orientação de trabalhos na área da Sustentabilidade Hospitalar.
Topo