Apresentação

A Cátedra Poesia e Transcendência [CPT] | Sophia de Mello Breyner Andresen foi instituída no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa em 2006, com um carácter multidisciplinar e intercultural, e com o objetivo de estudar as relações entre poesia e transcendência em autores portugueses e estrangeiros.

Entre 2006 e 2013, a Cátedra de Sophia [como é conhecida] foi dirigida por Arnaldo de Pinho, professor catedrático jubilado da Faculdade de Teologia da UCP. Durante esse período foram organizados dois seminários: nos 50 anos de vida literária de Fernando Echevarría [2006] e nos 30 anos da morte de Ruy Belo [2008].

Em 2013, por indicação de Arnaldo de Pinho, Joaquim Azevedo nomeou José Rui Teixeira diretor e presidente do Conselho Científico da Cátedra.

Desde então, a CPT organizou, coorganizou ou fez-se representar em quase cem iniciativas de natureza académica e cultural, desenvolveu e participou em projetos de investigação, coordenou cientificamente cursos e edições; e desenvolveu parcerias com o propósito de promover cooperação específica, académica e cultural, com outras cátedras e com centros de investigação na Europa e na América Latina.

A CPT é hoje uma instituição reconhecida no estudo das relações entre poesia e transcendência, assim como na promoção de um diálogo consequente entre a Literatura e a Teologia.