Apresentação

A Cátedra Poesia e Transcendência [também conhecida como Cátedra de Sophia] foi criada em 2006, no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, por iniciativa de Arnaldo de Pinho e de Sophia de Mello Breyner Andresen, com um carácter multidisciplinar e intercultural, e com o objetivo de estudar as relações entre Poesia e Transcendência em autores portugueses e estrangeiros.

Entre 2006 e 2013, a Cátedra foi dirigida por Arnaldo de Pinho, professor catedrático jubilado da Universidade Católica Portuguesa. Durante esse período foram organizados dois importantes seminários: nos 50 anos de vida literário de Fernando Echevarría [2006] e nos 30 anos da morte de Ruy Belo [2008].

Em maio de 2013, José Rui Teixeira foi nomeado diretor e presidente do Conselho Científico da Cátedra Poesia e Transcendência que, desde então, tem organizado e coorganizado colóquios, ciclos de conferências e edições; e desenvolvido parcerias com o propósito de promover cooperação específica, académica e cultural, com centros de investigação na Europa e na América Latina.