"Como se pode aumentar a literacia financeira dos portugueses?"

Business School
"Como se pode aumentar a literacia financeira dos portugueses?"
Segunda-feira, 31 de Outubro de 2022 in Jornal Económico Online

Participação de Luís Pedro Krug Pacheco, Professor de Finanças, Mercados Financeiros e Fusões & Aquisições na Católica Porto Business School.
É uma questão que me faz recordar um pouco a banda sonora da “Missão Impossível”. Os meus 32 anos a lecionar finanças mostram-me que realmente é possível, mas cada vez mais difícil porque com a complexidade da atividade económica a crescer, as confusões neste domínio também aumentam exponencialmente. Em primeiro lugar, o que é realmente literacia financeira. Veja-se a definição de literacia financeira pela OCDE e pela International Network on Financial Education publicada em 2015: “A combination of awareness, knowledge, skill, attitude, and behaviour necessary to make sound financial decisions and ultimately achieve individual financial well-being”. Mesmo esta definição apresenta problemas, como por exemplo, a possível confusão entre “desempenho e acaso” com literacia financeira. Claramente, tomar decisões que exigem “expertise” financeiro podem ser efetuadas por pessoas com e sem literacia financeira e os resultados serem similares ou inversamente relacionados. Exemplificando: investir em ativos especulativos como cripto moedas revela literacia financeira? Ser bem ou mal-sucedido neste investimento revela literacia financeira? A única resposta fácil a estas questões é a de que “muitos” que foram bem-sucedidos acham por consequência que têm a literacia financeira necessária.