Sistema Interno de Garantia da Qualidade | SIGIQ

MISSÃO DO SIGIQ
Dotar o Centro Regional do Porto de um Sistema de Garantia Interna de Qualidade que, através da auto-avaliação das Unidades Académicas e dos Serviços Partilhados, promova a melhoria efectiva e contínua da qualidade dos serviços prestados, permitindo ainda responder com sucesso a processos de avaliação externa, nacionais e internacionais.

ENQUADRAMENTO
Na sequência do programa GIQE - Garantia Interna de Qualidade e Estratégia, e do enquadramento político e legal do Ensino Superior português, a Universidade Católica Portuguesa no Porto, criou em 2009 o seu Sistema de Garantia Interna de Qualidade - SIGIQ. O sistema nasce assim vinculado ao Plano Estratégico do Centro Regional do Porto da UCP, constituindo um dos objectivos do Modelo de Governação. Nasce também vinculado aos planos directores das Unidades Académicas e aos objectivos do Centro de Serviços Partilhados.
Foi pensado e desenhado para ser não só um instrumento de gestão do CRP, como uma ferramenta prática, que promova a melhoria contínua no quotidiano das actividades das unidades académicas e do CSP. Um sistema de desenvolvimento organizacional cujos mecanismos e processos se constituam também como mecanismos e processos promotores da aprendizagem e como desafios para o crescimento para patamares superiores de mobilização de competências.

PRINCÍPIOS DE ORGANIZAÇÃO
O SIGIQ tal como foi delineado pretende envolver toda a comunidade interna tendo em vista atingir os seus objectivos com o mínimo de interferência possível. São os seguintes os seus princípios de organização e modo de actuação:
Integração com serviços/Aposta em sistemas de informação ajustados - na recolha de informação, o Sigiq articula métodos e tarefas com os serviços implicados.

• Integração com Unidades Académicas - o Sigiq procura integrar os procedimentos da qualidade nos ciclos de actividade do ensino, na investigação e nas actividades de relacionamento com a comunidade.
  • Eficiência - é pressuposto do Sigiq manter no nível mínimo a carga e a interferência provocada nas actividades das unidades académicas e dos serviços partilhados.
  • Eficácia - o Sigiq foca-se na promoção real da melhoria da qualidade do CRP.
  • Inovação - o Sigiq procura inovar continuamente os seus processos com um sentido de melhoria contínua.

Procura o ponto de equilíbrio entre os dilemas de base:
1.  Transversalidade (comparação entre Unidades) vs Respeito da Especificidade disciplinar e organizativa
2.  Visão global vs visão detalhada (ponderação da carga de informação a produzir e analisar)

SIGIQ | Um Sistema Integrado e Participado
A comunidade da Católica no Porto participa no Sistema de Garantia da Qualidade e é representada pelos interlocutores das Unidades Académicas e do Centro de Serviços Partilhados (CSP). Os estudantes são auscultados sobre dinâmicas várias susceptíveis de promover a melhoria e a garantia da qualidade.

Os seus processos podem ser distinguidos em Processos de Desenvolvimento do Sistema ( os quais já foram na sua maioria alcançados) e Processos Estabilizados do Sistema de Qualidade da Católica no Porto:

EQUIPA SIGIQ
A equipa Sigiq tem a seu cargo, entre outras funções, a concepção e o desenvolvimento do sistema, o desenvolvimento de instrumentos, a operacionalização do sistema de informação (recolha, tratamento, distribuição) e apoio aos interlocutores das Unidades Académicas.

Joana Costa

Hélder Alves