Covid-19. Universidade Católica cria adjuvante que acelera produção de vacinas para pandemias

Biotecnologia
Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2021 in Expresso

O novo adjuvante pode ser aplicado em diferentes tipos de vacinas e, nalguns casos, chega a ser mil vezes mais barato. A Amyris pretende avançar com a produção para garantir uma estreia em 2022.

A teoria diz que há duas formas de produzir uma vacina: o uso de um microorganismo inteiro, mas enfraquecido, que se pretende eliminar; ou recorrer apenas a um antigénio que é composto por uma parte desse micro-organismo juntamente com um adjuvante que tem por objetivo ativar o sistema imunitário dos humanos.

Nota: Este artigo faz parte dos conteúdos exclusivos para assinantes do Expresso.