"A diversidade e seus diferentes tons"

Business School
"A diversidade e seus diferentes tons"
Quinta-feira, 13 de Julho de 2023 in Líder Online

Artigo de opinião de Arménio Rego, docente da Católica Porto Business School.
A diversidade, há muito ingressada na agenda política, tem vindo a assumir papel significativo nas narrativas da gestão das organizações. Sublinho narrativas, porque as práticas nem sempre alinham com o discurso. Frequentemente, o objetivo é mais reputacional do que substantivo. Algumas organizações entram na onda, mas as práticas não são condizentes com a narrativa. Outras cavalgam, para fins publicitários, a causa da moda – despendendo tantos ou mais recursos a propagandear o apoio à causa do que a suportar a causa propriamente dita. Há, felizmente, extraordinários exemplos, e é em sua defesa que, paradoxalmente, teço cinco comentários críticos ao tema.
1. Algumas dimensões da diversidade são mais populares do que outras. Em muitos setores, a diversidade de género, a de orientação sexual e a racial são alvo de maior atenção do que a diversidade etária, de origem socioeconómica, ou de formação académica. Todavia, num mundo que respeita verdadeiramente a diferença, os pobres não são excluídos, os velhos (e os novos) não são discriminados, e as organizações não são preconceituosas perante candidatos provindos das humanidades ou das artes