"Dúvida: Podemos comer um alimento, se cortarmos a parte com bolor?"

Biotecnologia
"Dúvida: Podemos comer um alimento, se cortarmos a parte com bolor?"
Quarta-feira, 2 de Agosto de 2023 in Público online

Quando uma fruta apresenta bolor, há quem corte a parte afetada e coma o resto. É a atitude certa? Muito provavelmente não.
Quando uma fruta apresenta bolor, há quem corte a parte afectada e coma o resto. É a atitude certa? Muito provavelmente não. Certos fungos produzem micotoxinas, substâncias nocivas que podem migrar para áreas do alimento que parecem intactas – e, por isso, o conselho genérico tende a ser no sentido de rejeitar o alimento.
Dúvida: podemos comer um alimento, se cortarmos a parte com bolor?
“Quando olho para um alimento que tem bolor, não consigo saber se o fungo que está nesse alimento é ou não produtor de micotoxinas. Estas substâncias tóxicas são produzidas por alguns fungos. Sabemos que estas substâncias têm capacidade de migrar, ou seja, não ficam ali circunscritas à zona onde há crescimento do bolor. Daí que a recomendação geral seja rejeitar alimentos que apresentem bolor”, explica ao PÚBLICO Paula Teixeira, docente da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.