Estudo mostra que PME exportadoras têm menos dívida

Business School
Estudo mostra que PME exportadoras têm menos dívida
Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2021 in Negócios

Um estudo da Católica Porto Business School analisou as contas de 7.600 PME portuguesas durante seis anos para aferir relação entre perfil exportador e estrutura de capital. As pequenas e médias empresas que exportam têm níveis de endividamento mais baixos. E quanto maior a intensidade na exportação, menor é também o grau de passivo que têm no balanço, considerando não só a dívida bancária mas também a fornecedores, que é "crítica" na gestão da tesouraria e no financiamento das PME portuguesas.

Esta é a principal conclusão de um estudo da Católica Porto Business School que demonstra que o rácio de alavancagem é negativamente afetado pela intensidade das exportações. O coautor, João Pinto, destaca a relevância da maior rendibilidade nas exportadoras: "Muitas precisam de um apoio inicial para se internacionalizar e depois, como têm margens mais elevadas, conseguem gerar `cash floW e reduzir o nível de dívida".

Para avaliar a relação entre perfil exportador e estrutura de capital, o professor de Finanças e a aluna Cátia Silva - o artigo saiu da tese de mestrado - analisaram os dados de 7.676 empresas, entre 2011 e 2016, dos maiores setores exportadores, como automóvel, metalomecânica, plástico, vidro, vestuário ou equipamentos elétricos.

Nesta amostra, as exportações valiam, em média, 36% da faturação. Independentemente do grau exportador, o estudo "A intensidade exportadora afeta a alavancagem empresarial?" documentou também que as empresas com mais oportunidades de crescimento têm uma alavancagem maior, enquanto aquelas que enfrentam maior risco de negócio e as que têm maior tangibilidade dos ativos apresentam rácios de dívida mais baixos.

Nota: Pode ler o artigo na íntegra na edição impressa do Jornal de Negócios de 25 de fevereiro de 2021.