"O "healthwashing", a ortorexia nervosa e a responsabilidade social das empresas"

Business School
Domingo, 9 de Outubro de 2022 in Dinheiro Vivo Online

Ártigo de opinião por Susana Costa e Silva, docente da Católica Porto Business School.
O termo Ortorexia Nervosa foi pela primeira usado por um médico americano em 1997 por referência a "dieta extremamente pura" que conduz a um exagero ênfase nas escolhas alimentares. Trata-se de uma fixação de foro patológico por comida considerada pura e saudável, capaz de contribuir para a saúde e bem-estar. A literatura de foro médico considera a ortorexia ervosa como uma desordem obsessivo-compulsiva do foro alimentar e ainda que não faça ainda parte da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (ICD-11, de acordo com a Organização Mundial de Saúde), nem do Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (DSM-5, da Associação Americana de Psicologia), estima-se que um valor próximo de 1% dos estudantes universitários dos EUA sofram com ortorexia, na medida em que esta obsessão lhes causa dificuldades em lidar com a condição ou mesmo problemas médicos. Basicamente é um pensamento que ocupa a mente e se reflete nas atitudes e comportamentos do indivíduo durante uma boa parte do seu dia e que o leva a ter presente o que vai comer, os ingredientes que vai ingerir, como os confecionar e em que quantidades. A questão principal não é aqui o emagrecer, mas sim o desejar ingerir apenas alimentos saudáveis e permanecer fit.