"Hoje são eles, amanhã seremos nós"

Business School
"Hoje são eles, amanhã seremos nós"
Sexta-feira, 7 de Outubro de 2022 in Executive Digest Online

Artigo de opinião por Ana Côrte-Real, Professora Associada da Católica Porto Business School, consultora e Coach.
Hoje são eles, os nosso Velhos, amanhã seremos nós, seremos Velhos. E como seremos tratados? E como será que a nossa empresa irá gerir o nosso envelhecimento? E como será se ficarmos doentes? Qual o papel do estado, das empresas, das famílias, da sociedade com os velhos? É desde logo importante salientar que cuidar dos idosos não pode ser tarefa exclusiva do Estado. Todos, famílias e outras instituições, bem como cidadãos em geral, devem partilhar, com dedicação, a responsabilidade de garantir aos idosos a manutenção da sua dignidade de pessoa até à sua morte.
Um dos importantes debates na gestão das empresas é exatamente como é que estas instituições gerem as carreiras dos seus colaboradores. Será que há prazos prévios para os colaboradores serem descartáveis muito anteriores à reforma?