"Mudanças no retalho: tudo ao mesmo tempo e em todos os canais"

Business School
"Mudanças no retalho: tudo ao mesmo tempo e em todos os canais"
Quarta-feira, 19 de Abril de 2023 in Público online

Artigo de opinião por Susana Costa e Silva, docente da Católica Porto Business School.
Dois terços dos utilizadores do TikTok afirmam ser a autenticidade de um criador a razão que os motiva a comprar uma marca.
Um dos temas que tem marcado a atualidade do retalho prende-se com a construção de relacionamentos entre fãs e marcas, tecnologia integrada e obtenção de insights relevantes através da análise de clientes.
A Geração Z (normalmente associada a jovens nascidos entre 1997 e 2012) é caraterizada por um novo tipo de consumidores, notoriamente mais tecnológico e sensível a causas, mas também muito mais cético. Este público está mais interessado numa aposta na autenticidade e na transparência, portanto mais interessado em campanhas com capacidade de criar impacto e engagement com as empresas, nomeadamente se estas tiverem por detrás valores credíveis e alinhados com os seus.