Opinião: Nutri-Score como “nudge” para promoção de escolhas alimentares mais saudáveis. Uma alternativa à regulação tradicional?, por Marta Santos Silva

Direito
Quinta-feira, 6 de Maio de 2021 in Advocatus

Segundo a OMS, a obesidade é um dos maiores desafios de saúde pública deste século.

Tem-se tentado contornar este problema através de campanhas de informação e programas educativos destinados a aconselhar os consumidores sobre hábitos alimentares saudáveis. Contudo, rapidamente se chegou à conclusão de que a alimentação não é apenas uma escolha individual. É também influenciada pelo contexto decisório dos consumidores e este, por sua vez, é fortemente influenciado pelo marketing da indústria alimentar, que leva os consumidores a optar por alimentos de baixo teor nutritivo e elevado valor calórico.

Neste contexto, e ao longo dos anos, governos e representantes da indústria alimentar têm lançado iniciativas para melhorar os rótulos nutricionais.