"Recuperação das aprendizagens: ensaio para ativar as inteligências em ação"

Educação e Psicologia
"Recuperação das aprendizagens: ensaio para ativar as inteligências em ação"
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2023 in Público online

Artigo de opinião por José matias Alves, docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica no Porto.
Ninguém sabe que aprendizagens foram perdidas, podendo ser ilusório prescrever medidas gerais que produzam efeitos reais nos alunos que mais precisam. Mas sabe-se o que impacta mais nas aprendizagens. Mas sabe-se o que impacta mais nas aprendizagens.
O Conselho de Ministros fez publicar a resolução n.º 80-B/2023, de 18 de julho, que aprova o Plano 23/24 Escola+, que é suposto definir o plano geral de recuperação das aprendizagens perdidas pelos alunos, estabelecendo 7 domínios e 28 ações. A Assembleia da República vai realizar uma conferência no dia 26 de setembro de 2023 sobre tão importante problemática. Enquanto interveniente convidado pela Comissão de Educação sinalizo alguns tópicos para suscitar a reflexão, o debate e a ação.
Recuperação das aprendizagens: ensaio para ativar as inteligências em ação.
Como tese geral, sustento que ninguém sabe que aprendizagens foram perdidas, podendo ser ilusório prescrever medidas generalistas que produzam efeitos reais nos alunos que mais precisam. Mas, sabe-se, por outro lado, que as variáveis que mais impactam nas aprendizagens são a relação pedagógica dos professores com os alunos, as lideranças centradas nas aprendizagens, a organização da escola para atender à diversidade, o clima de segurança e bem-estar e os modos de trabalho docente e discentes.