"Sabe o consumidor que as escolhas alimentares têm impacto na qualidade dos solos?"

Biotecnologia
Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2023 in Público online

Artigo de opinião por Elisabete Pinto, docente da Escola Superior de Biotecnologia e investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina
O aumento dos preços dos produtos alimentares é uma realidade sentida por todos, sempre que vamos às compras. Este aumento tem sido justificado por uma série de fatores, incluindo os custos de produção, a escassez das matérias-primas, as interrupções nas cadeias de abastecimento e os desequilíbrios na oferta e na procura.
O controlo da inflação dos preços dos alimentos exige, por isso, uma abordagem multissetorial, incluindo investimentos na agricultura, aumento da eficiência nas cadeias de abastecimento, desenvolvimento de tecnologias inovadoras e criação de políticas governamentais que possam ajudar a estabilizar os preços e garantir a segurança alimentar para todos.