"Treinadores - Mais romance do que realidade"

Business School
"Treinadores - Mais romance do que realidade"
Quarta-feira, 3 de Novembro de 2021 in Líder Online

Arménio Rego, docente da Católica Porto Business School.
A crer no que tem ocorrido nos últimos anos, não decorrerão muitos meses até que comece a dança dos treinadores das equipas de futebol profissional, sobretudo das que competem na Primeira Liga. Espera-se que, mudando o treinador, se altere a sina da equipa. No entanto, o efeito do treinador no desempenho da equipa tende a ser inferior ao que frequentemente se presume. A alguns treinadores (como Diego Simeone, Jürgen Klopp, ou Mourinho) pode ser atribuído papel relevante. Mas é difícil manter esse impacto durante longos períodos temporais – sendo o caso de Mourinho paradigmático. Em termos médios, sugere alguma investigação, a percentagem de influência do treinador sobre o desempenho da equipa é inferior a 20%. Este valor faz sentido porque o desempenho de uma equipa depende também de fatores imponderáveis, da sorte e do azar, e de aspetos fora do controlo do treinador. Influência maior reside no gabarito dos atletas. Alguns dados sugerem que jogadores como Messi, Neymar, Harry Kane ou Ronaldo acrescentam mais pontos à equipa do que os treinadores. Em suma, o papel dos treinadores – como, aliás, o dos líderes em geral – é romantizado.

Assim se compreende porque, em média, a mudança de treinador não costuma estar associada a melhorias do desempenho das equipas, pelo menos no curto-médio prazo. Algum tempo é necessário para que se desenvolva ajustamento entre o estilo do novo treinador e a equipa. Enquanto esse ajustamento mútuo não ocorre, as disrupções geradas pelo novo treinador podem contribuir para um declínio no desempenho da equipa. Ou seja, o efeito do novo treinador pode emergir apenas decorrido tempo significativo.