"Três estratégias de negócio para competir numa indústria"

Business School
"Três estratégias de negócio para competir numa indústria"
Terça-feira, 10 de Maio de 2022 in Dinheiro Vivo Online

Ricardo Morais, docente da Católica Porto Business School.
Quando perco um guarda-chuva, vou a uma loja chinesa comprar um guarda-chuva standard, preto, por cerca de 10 euros. Apesar de não saber a resposta certa, costumo perguntar aos meus alunos quanto acham que o guarda-chuva custou à loja chinesa que mo vendeu. As respostas tendem a rondar os 2 euros, o que representa uma margem bruta de 80%. Se for verdade, é literalmente um negócio-da-China! Pergunto-lhes depois porque acham que é possível à loja chinesa ter esta vantagem de custo face aos seus concorrentes. As respostas vão de encontro aos requisitos teóricos da vantagem de custo, designadamente o facto de as empresas chinesas beneficiarem de maiores economias de escala e de mão-de-obra mais barata. A vantagem de custo assenta, portanto, numa oferta standard (neste exemplo, um guarda-chuva preto), num custo unitário inferior ao dos concorrentes (neste exemplo, 2 euros) e num preço unitário inferior ao dos concorrentes (neste exemplo, 10 euros).