"O ´uncanny valley´, os assistentes de voz e o ´product-placement´ de comportamentos sociais"

Business School
Segunda-feira, 4 de Setembro de 2023 in Dinheiro Vivo Online

Artigo de opinião por Susana Costa e Silva, docente da Católica Porto Business School.
conceito de "uncanny valley teve a sua origem na robótica e foi cunhado pelo japonês Masahiro Mori em 1970. Descreve a sensação sinistra ou perturbadora que os seres humanos experimentam ao observar entidades artificiais, como robôs ou personagens gerados por computador, que parecem quase humanos, mas que não alcançam um realismo convincente. Mori observou que, à medida que os robôs ou personagens animados se tornam cada vez mais parecidos com humanos em aparência e comportamento, há um aumento correspondente na sua aceitação e simpatia pelos seres humanos. No entanto, há um ponto em que a semelhança se torna muito próxima do humano, mas, não sendo completamente realista, resulta numa forte resposta emocional negativa, numa aversão e estranheza, denominada de "uncanny valley". Neste ponto, em vez de evocar sentimentos de empatia ou atração, a entidade artificial provoca sentimentos de desconforto, repulsa ou medo. Esse declínio na aceitação é referido como o "vale" na linha que traça a familiaridade ou semelhança humana em relação à resposta emocional dos seres humanos.