Católica Porto em artigo do New York Times “Tapping the Potential of Graduate Ties”

O New York Times publicou um artigo sobre a gestão da relação com os Alumni nas Universidades Europeias e a Católica Porto foi uma das universidades contactadas para dar o seu testemunho, através do Gabinete para os Alumni e para o Desenvolvimento, dirigido pelo Prof. Alberto Castro e assessorado por Marta Luz. No referido artigo, as universidades destacam a importância da comunidade Alumni para o seu futuro e a aposta no reforço das relações com os antigos alunos, envolvendo todos os agentes da universidade nesse esforço (docentes, funcionários, serviços,…); procurando identificar, localizar e contactar os antigos alunos; fomentar a partilha de histórias de sucesso e uma cultura de pertença e orgulho com a instituição; procurar apoio profissional para a gestão das relações com os Alumni; recorrer às Redes Sociais; apoiar os Alumni em questões relacionadas com o emprego; envolver antigos alunos em programas de mentorado; recorrer aos Alumni como fonte de apoio financeiro às universidades, mas também como representantes desta na sociedade (que dão prestigio à mesma e atraem novos alunos) – são alguns dos aspetos mencionados pelos diversos interlocutores das universidades consultadas. Afirmam ainda que a construção de uma relação forte com os Alumni é um investimento a longo prazo, sendo necessário estabelecer relações de parcerias, com ganhos para ambos os lados. A maioria encontra-se a repensar a relação que tem com os seus Alumni, depois de uma fase em que esse aspeto foi, de alguma forma, depreciado. Os benefícios, nem que seja apenas ao nível da reputação da universidade, valem o esforço.

Para ler o artigo, consulte aqui

11-11-2013