Ecotecnologias no OPENS DAYS 2013 - 11ª Semana Europeia das Regiões e Cidades

No âmbito dos OPEN DAYS 2013 - 11ª Semana Europeia das Regiões e Cidades, que decorreu de 7 a 10 de Outubro em Bruxelas, uma equipa de investigadores da ESB (Cristina Calheiros, Cristina Monteiro, António Rangel e Paula Castro), juntamente com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, apresentaram na exposição "100 EUrban solutions" o trabalho que têm vindo a desenvolver na área das ecotecnologias como soluções urbanas para a gestão sustentável da água. Este acontecimento é considerado o maior evento anual sobre o desenvolvimento regional e urbano reunindo especialistas e decisores de várias áreas ao nível local, regional, nacional e Europeu.

Neste evento estiveram presentes soluções baseadas em casos de estudo e transferência de boas práticas em diversos campos, incluindo o tratamento e gestão de águas. Esta é uma área na qual a ESB se destaca, utilizando sistemas com plantas para reutilização e reciclagem de água através de leitos de plantas e telhados verdes ou coberturas ajardinadas.

A utilização de leitos de plantas integrados em habitações ou pequenos aglomerados populacionais como complemento ao sistema de tratamento existente ou como unidade de funcionamento principal possibilita efetivamente um espectro mais alargado de possibilidades de reutilização de água. Os leitos de plantas são sistemas biológicos que pretendem mimetizar os processos biogeoquímicos que ocorrem nas zonas húmidas naturais por forma a depurar as águas que com eles contactam. São portanto construídos com o intuito de otimizar as interações físico-químicas e biológicas entre os seus diversos componentes.

Nos estudos levados a cabo pela ESB testou-se a resiliência e o desempenho destes sistemas face a águas industriais e domésticas, principalmente provenientes de uma unidade de turismo. A utilização de diferentes espécies de plantas ornamentais e substratos específicos serviram de plataforma para a introdução de várias inovações nestes sistemas. Estes factores são pois decisivos no dimensionamento do sistema de tratamento que tem que ser robusto e ter capacidade de resposta face à composição do efluente, para além de ser economicamente viável. A qualidade da água tem que estar assegurada face às imposições legais de descarga assim como a integração na paisagem.

Os estudos desenvolvidos surgem como exemplo de sucesso de implementação dos leitos de plantas, para tratamento de águas domésticas, sendo uma solução ecológica de baixa tecnologia adequada a habitações ou pequenos aglomerados em que se perspective a reutilização da água ou se pretenda melhorar a sua qualidade após tratamento preliminar.

O uso de vegetação no topo de edifícios - coberturas ajardinadas ou telhados verdes - como forma de ultrapassar a diminuição dos espaços verdes nas cidades e minimizar os efeitos negativos para o ambiente da construção massiva é promissor e está a ser alvo de investimento em vários países. Entre as inúmeras vantagens das coberturas ajardinadas destacam-se a melhoria da qualidade do ar nos grandes centros urbanos, diminuição do efeito "ilha de calor" e diminuição do volume de água de escoamento para os sistemas de drenagem, bem como o aumento da eficiência energética e do tempo de vida dos edifícios.

A criação ou melhoria de ecossistemas e consequente aumento da biodiversidade nas grandes cidades é actualmente outra das grandes vantagens das coberturas ajardinadas. Tendo por base a disseminação deste tipo de cobertura, bem como a sua viabilização económica, o objetivo do caso de estudo levado a cabo pela ESB é o estudo de diferentes substratos e espécies de plantas autóctones e endémicas do clima mediterrânico para avaliar a capacidade de crescimento e sobrevivência das plantas, bem como a criação de um ecossistema potencialmente atrativo para a micro-fauna. Para além disso o potencial da qualidade da água está também a ser avaliado para aplicação a diversos usos.

Informação adicional:

- Poster apresentado pela ESB nos OPEN DAYS
- Outros projetos divulgados nos OPEN DAYS
- OPEN DAYS Master Class

pt
18-10-2013