Projetos inovadores em Gestão de Organizações de Economia Social apresentados a empresários

Cinco projetos inovadores na área social, desenvolvidos no âmbito da Pós-Graduação em “Gestão de Organizações de Economia Social - Investimento de Impacto no Território de Santa Maria da Feira” da Área Transversal de Economia Social (ATES) da Católica no Porto, foram apresentados a um painel de empresários no Europarque. A iniciativa, integrada no programa do VII Mosaico Social, teve como objetivo dar a conhecer as potencialidades de cada um dos projetos e captar investimento através de programas de responsabilidade social e de cidadania empresarial.

A pós-graduação resultou de um protocolo que a Católica no Porto estabeleceu com o Município de Santa Maria da Feira, em parceria com a Indaqua, Indústria e Gestão de Águas, S.A, visando a colaboração em termos de formação e qualificação dos profissionais e dirigentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.

Os projetos desenvolvidos incidem sobre temas distintos, mas todos assentam na necessidade de dar resposta aos grandes desafios sociais que a sociedade enfrenta atualmente:

  • AltaMENTE - Comunidade de Prática de Bem-Estar Mental: visa contribuir para a melhoria da saúde mental da população do concelho de Santa Maria da Feira e priorizar o tema da saúde mental na agenda política através de Formação Especializada e Certificada para profissionais da área social e da saúde da rede social do concelho, ações de literacia, oficinas, atividades artísticas e observatório social.
  • MelhorMente: pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida do cidadão com doença mental através do diagnóstico, acompanhamento e apoio a situações de doença mental sinalizadas nas OES (Organizações da Economia Social), bem como ações de capacitação para cuidadores e profissionais.
  • PART(a)ILHA tem por objetivo criar uma solução inovadora de partilha de recursos, em parceria entre OES do concelho de Santa Maria da Feira, contribuindo para a obtenção de maior eficácia e sustentabilidade através da criação de uma Central de Compras.
  • CEPDA - "ABRAÇAR MEMÓRIAS" procura contribuir para a diminuição do impacto da doença de Alzheimer nos doentes e seus cuidadores/familiares do concelho de Santa Maria da Feira, através da promoção de uma metodologia de intervenção de carácter especializado, dinâmico e inovador: estimulação psico cognitiva, psicossocial, psicomotora e sensorial para o doente de Alzheimer no seu domicílio.
  • Interva-Lar - Serviço de Acolhimento Temporário para pessoas portadoras de deficiência e/ou incapacidade pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cuidadores informais das pessoas com deficiência e/ou incapacidade através de um serviço de acolhimento de pessoas com deficiência e/ou incapacidade para descanso da pessoa cuidadora.

A sessão de pitch foi moderada por Helena Loureiro, representante da região Norte na Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, que esteve acompanhada por Filipe Pinto, docente da pós-graduação promovida pela ATES. Os investidores puderam associar-se aos projetos através de diversas formas: apoio financeiro, voluntariado empresarial, cedência de bens ou serviços, recursos humanos, materiais ou logísticos, know-how, investimento social, donativos ou adesão a bens e serviços propostos.

As candidaturas para a próxima edição da Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Economia Social estão abertas até 25 de outubro. Os principais objetivos desta formação prendem-se com a promoção de redes de parceria com vista a um planeamento estratégico territorial e a uma atuação integrada que possibilite a utilização eficaz dos recursos disponíveis, bem como contribuir para a melhoria do desempenho das organizações.

pt
07-10-2021