Universidade Católica Portuguesa torna-se fundador de Serralves

A Universidade Católica Portuguesa tornou-se fundador de Serralves, no âmbito de um protocolo assinado entre as duas instituições.

O protocolo, assinado a 22 de outubro, para além de atribuir à Católica este novo estatuto, estabelece uma parceria alargada entre as duas instituições que possibilitará uma promoção e uma divulgação sustentada da arte junto da comunidade académica através de várias iniciativas. Esta parceria permitirá o desenvolvimento de vários projetos conjuntos, tanto ao nível cultural, como ao nível da investigação científica. A organização de uma exposição anual de arte contemporânea com obras da coleção de Serralves na Universidade Católica Portuguesa é uma das iniciativas previstas.

Isabel Capeloa Gil, Reitora da UCP, destaca “a relevância desta parceria para a concretização de projetos comuns quer na área da investigação científica, quer no domínio cultural”, referindo, também, que esta “proporcionará aos estudantes o acesso privilegiado às instalações e a todo o acervo da Fundação de Serralves, internacionalmente reconhecido”. A Reitora relembra, também, que “esta parceria com Serralves resulta de uma já longa e profícua colaboração entre as duas instituições.”

Ana Pinho, presidente do conselho de administração da Fundação de Serralves, partilha que “é uma honra para a Fundação de Serralves poder acolher a Universidade Católica Portuguesa como membro fundador, pela sua relevância nacional, pelo seu prestígio internacional, pelo trabalho desenvolvido na promoção da investigação científica e do ensino superior, bem como o incremento da cultura nos planos intelectual e artístico”.

No âmbito deste protocolo, a Fundação de Serralves compromete-se ainda a organizar visitas guiadas ao Museu, Parque, Casa de Serralves e Casa do Cinema Manoel de Oliveira destinadas a estudantes da Universidade Católica Portuguesa, bem como oferecer um exemplar de todas as publicações por si editadas à Universidade.

Créditos das Fotografias: Run Lola! Studio

22-10-2021