"Dia Internacional da Educação: A celebração da diversidade e da inclusão"

Educação e Psicologia
"Dia Internacional da Educação: A celebração da diversidade e da inclusão"
Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2022 in Público Online

Marisa Carvalho, Docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa – Porto
Fica o desafio de trazer, para dentro da escola e para dentro da sala de aula, modelos centrados na diversidade para a aprendizagem e na inovação para a inclusão.
Na data em que se comemora o Dia Internacional da Educação, lembrando o mote da UNESCO para o dia de hoje, “Changing Course, Transforming Education”, importa assinalar algumas das conquistas feitas na educação em Portugal, sinalizando aspetos de (necessária) transformação e mudança.
Em primeiro lugar, assinalar o caminho trilhado para a conquista de uma educação cada mais inclusiva que assume o valor da diversidade. Muitas vezes se levantam vozes afirmando que “a educação não muda por decreto”. De acordo! Contudo, não posso deixar de assinalar que a publicação do Decreto-Lei n.º 54/2018, relativo à educação inclusiva nas escolas portuguesas (a par de outros documentos e iniciativas), constituiu uma oportunidade para repensar conceções e práticas das escolas e dos seus profissionais.