Investigação ensina pais a lidar com problemas alimentares de crianças e jovens

Educação e Psicologia
Investigação ensina pais a lidar com problemas alimentares de crianças e jovens
Sábado, 29 de Maio de 2021 in Observador Online

O objetivo do estudo foi compreender os mecanismos coexistentes entre o comportamento alimentar e o funcionamento psicológico global de crianças e adolescentes através de uma amostra não-clínica. Investigadores das universidades Católica e do Minho estudaram os problemas na alimentação e questões emocionais e comportamentais em crianças e adolescentes para ajudar pais e educadores, e até conseguir fazer um prognóstico da doença.

"Os problemas emocionais e comportamentais que estão na base deste problema - alimentação restritiva e alimentação excessiva em crianças e adolescentes - e a relação que existe entre comportamentos alimentares e os problemas emocionais" foram os principais focos da investigação, disse esta sexta-feira Bárbara César Machado, uma das autoras do trabalho.

O estudo foi publicado na revista Journal of Child and Family Studies com o propósito de contribuir para a compreensão dos problemas da alimentação e da ingestão de alimentos na vida das crianças e adolescentes portugueses. Uma das principais conclusões é de que é preciso que exista um "olhar integrador sobre o funcionamento global das crianças e adolescentes quando o objetivo é compreender o terreno favorável para a emergência de problemas da ingestão e alimentação", explicou Bárbara César Machado.

Assim, sustentou, o principal foco desta investigação foi precisamente o de compreender os mecanismos coexistentes entre o comportamento alimentar e o funcionamento psicológico global de crianças e adolescentes através de uma amostra não-clínica. A realização do estudo foi, também, motivada para compreender os problemas da alimentação e da ingestão considerando a perceção dos pais e professores.

"Frequency and Correlates of Picky Eating And Overeating in School-aged Children: A Portuguese Population-based Study", é o nome do estudo desenvolvido por docentes da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto e investigadores do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), tendo como autores Bárbara César Machado, Pedro Dias, Vânia Sousa Lima e Alexandra Carneiro - em coautoria com Sónia Gonçalves (investigadora do GEPA, Unidade de Investigação em Psicoterapia e Psicopatologia do CIPsi - Escola de Psicologia, Universidade do Minho).

A investigação centrou-se na avaliação de um conjunto diversificado de problemas emocionais e comportamentais, incluindo a presença de picky eating (alimentação restritiva) e overeating (alimentação excessiva), em crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os seis e os 18 anos, numa amostra total de 2.687 jovens.