Centro de Arte Oliva: obras de Jaime Fernandes conservadas e estudadas pelo CCR e CITAR

 
O Centro de Conservação e Restauro e o CITAR colaboraram na conservação e estudo de um conjunto de desenhos de Jaime Fernandes que vão integrar a exposição Jaime: “vi uma cadela minha com lobos”, que inaugura no dia 9 de Outubro, no Centro de Arte Oliva, S. João da Madeira.
 
 
Jaime Fernandes (1899-1969) é, inequivocamente, um dos mais reconhecidos autores da história da arte bruta europeia. Em Portugal, a sua obra alcançou estima de culto, mas continua a ser sobretudo conhecida através do filme Jaime (1974) de António Reis (1931-1991) e Margarida Cordeiro (1938) e não tanto pelo contacto direto com os desenhos, que poucos terão visto.
 
A presente exposição reúne mais de quarenta desenhos de Jaime provenientes de diversas coleções particulares de Portugal, França, Suíça e Áustria e de instituições nacionais e internacionais, como a Fundação Calouste Gulbenkian e a Collection de l’Art Brut de Lausanne. Apresentados em conjunto estes desenhos oferecem-nos uma nova possibilidade de leitura e relacionamento com uma obra que ainda hoje nos surpreende e cativa, e que esteve distante do público nos últimos quarenta anos.
 
A exposição estará patente até 20 de Março de 2022. Mais informação sobre a exposição aqui.
pt
08-10-2021