Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa” arranca com sala cheia

“Como as emoções são influenciadas pelo que comemos” foi o tema da primeira palestra do Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa da Fundação Serralves, que conta com a parceria científica da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Dia 29 de janeiro, um domingo de manhã, a sala da biblioteca da Fundação encheu-se para ouvir Patrícia Oliveira-Silva, diretora do Human Neurobehavioral Laboratory (HNL) e vice-diretora da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica no Porto. Uma manhã que contou com as palavras de boas-vindas de Ana Pinho, presidente da Fundação Serralves.

Embora represente apenas uma pequena fração da nossa massa corporal total, segundo Patrícia Oliveira-Silva “o cérebro é o órgão mais faminto do nosso corpo porque consome aproximadamente 20% de energia consumida todos os dias”. Uma energia que vem dos alimentos que consumimos. Mas a qualidade desses alimentos faz toda a diferença para a forma como o cérebro vai funcionar. A investigadora explicou que “o que comemos afeta a estrutura e a função do cérebro, o que significa que tem impacto no humor, nas emoções, na capacidade mental e como o cérebro resistirá aos estragos do tempo. Por mais que não pareça existir um único alimento que nos proteja de todos os males, a ciência tem-nos oferecido boas notícias,” referiu, acrescentando “hoje sabemos que há padrões alimentares específicos, que foram ajustados durante milhões de anos durante a nossa evolução, e que aumentam o nosso bem-estar psicológico”.

Durante a sessão, Patrícia Oliveira-Silva falou ainda sobre a relação entre a nutrição e as emoções, mas também sobre “o que nos leva, contra o nosso melhor julgamento, a comer muito mais do que precisamos”. No final, a sessão foi aberta ao público e foram muitas as questões levantadas pelas mais de 90 pessoas que estiveram presentes.  A próxima Conversa está agendada para 26 de fevereiro, às 11 horas, e o tema é “O Vinho é uma coisa simples, ou talvez não com Tim Hogg, docente da Escola Superior de Biotecnologia e investigador do Centro de Biotecnologia e Química Fina.

01-02-2023