Ciclo de Concertos – 30 minutos com música | Rafaela Oliveira (piano)

22.03.2024 13:30
Sala Maestro Manuel Ivo Cruz

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

22.03.2024 13:30 Ciclo de Concertos – 30 minutos com música | Rafaela Oliveira (piano) Link: https:///pt/central-eventos/ciclo-concertos-30-minutos-com-musica-rafaela-oliveira-piano

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Sala Maestro Manuel Ivo Cruz

A mais recente iniciativa no âmbito da extensão cultural dinamizada pela Biblioteca do Paraíso, chama-se “30 minutos com música” e arranca já este mês de março, prolongando-se até junho. A ideia consiste na realização de um concerto mensal, a decorrer entre as 13h30 e as 14h00, reunindo a comunidade académica em torno de um momento musical que convida à contemplação e à fruição auditivas, oferecendo uma experiência estética singular que pretende revitalizar as rotinas do quotidiano.

Esta série de concertos mensais (22 de março, 15 de abril, 24 de maio e 17 de junho) irá decorrer no Panorâmico, na Sala Maestro Ivo Cruz, que alberga o seu espólio. Deste modo, proporciona-se que, uma vez por mês, toda a comunidade académica bem como a comunidade externa, se possam juntar e partilhar a beleza da música ao piano.

22 de março | 13h30 - 14h00 | Sala Maestro Ivo Cruz

Intérprete
Rafaela Oliveira (piano)
Iniciou os estudos de música em 2009, aos 5 anos de idade, na Fundação Conservatório Regional de Música de Gaia com o professor Tiago Sá e com a professora Licínia Guimarães.
Aos 10 anos ingressou no Conservatório de Música do Porto onde estudou com a professora Manuela Costa.
Entrou no ensino superior aos 15 anos ao abrigo do estatuto especial para sobredotação, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Nesta escola frequenta atualmente o 3º ano do curso de Licenciatura em Música, Piano Clássico, com a professora Sofia Lourenço.
Já venceu 35 concursos nacionais e internacionais de piano. Já se apresentou como a solo no Coliseu dos Recreios, Coliseu do Porto, Teatro Campo Alegre, Sala dos Espelhos no Palácio da Foz, Grande Auditório do Europarque. Em março de 2021, realizou um recital no âmbito da Conferência da Juventude da União Europeia transmitido em direto para os 27 estados membros.
Em março de 2023 apresentou-se, como solista, no 3º Concerto de Rachmaninoff com a Orquestra Filarmónica sob a direção do maestro Osvaldo Ferreira no Europarque, e em maio, no Coliseu do Porto, com a Orquestra da Ópera na Academia e na Cidade sob a direção do maestro José Ferreira Lobo.
Tem colaborado recentemente com o Museu da Cidade, apresentando-se em ciclos de recitais de música no Museu Romântico.
Frequenta o 2º ano da licenciatura em medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Obras dos Compositores
Rachmaninoff, Liszt, Sgambati, Prokofiev, Queen, Gershwin, Tom Odell, Michael Nyman, Jonh Lennon