Mestranda da Católica Porto Business School recebe prémio da Câmara Municipal do Porto

Câmara Municipal do Porto, no âmbito do Prémio Economia do Porto, distingue três dissertações académicas que incidam sobre um tema de relevância para a economia da cidade. A cerimónia de entrega de prémios desta 3ª edição decorreu no dia 16 de abril, no Palacete dos Viscondes de Balsemão, no Porto e contou com a presença do Vereador do Pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Dr. Ricardo Valente.

Maria Martins, mestranda do curso de Gestão na Católica Porto Business School, foi uma das premiadas da noite. Sobre o tema "Marca de lugar: O caso da marca Porto.”, a sua tese conquistou o 3º lugar do pódio. "Espero, através do trabalho que desenvolvi, que mais pessoas possam conhecer a marca "Porto." e, acima de tudo, dar a conhecer a mesma numa perspetiva muito importante: a dos residentes que habitam e vivem a cidade do Porto".

Sobre a entrega do galardão, Maria afirma: "Sinto-me muito feliz por ser uma das vencedoras do Prémio Economia do Porto. Acima de tudo, este Prémio representa um reconhecimento pelo trabalho que desenvolvi ao longo de quase um ano, com a minha tese de dissertação. Estando, simultaneamente, a estudar e a trabalhar a tempo inteiro durante este período, foi muito importante todo o apoio que recebi das minhas orientadoras, essenciais para que conseguisse terminar esse capítulo com leveza.”

“É sempre um enorme orgulho quando um trabalho de uma aluna é reconhecido e premiado! E é uma prova da qualidade da investigação que desenvolvemos em conjunto com os nossos alunos de Mestrado. Ficamos muito felizes que a tese da Maria tenha obtido este tão importante reconhecimento que premeia o desenvolvimento de estudos com impacto sobre a cidade do Porto!”, são as palavras das orientadoras do trabalho, Joana César Machado e Carla Carvalho Martins, docentes na Católica Porto Business School.

O vencedor do primeiro prémio é José Pedro Assunção, com um trabalho sobre "O City Branding e a atração e retenção de talento: O caso da cidade do Porto". Já o segundo prémio foi para Afonso Fonseca, que desenvolveu um estudo sobre "O nível de circularidade dos sistemas de gestão de resíduos urbanos em Portugal: um estudo de caso comparativo entre as áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa".

O Prémio Economia do Porto visa incentivar a investigação aplicada à economia local, permitindo a estudantes, interessados e investigadores apresentarem a sua perspetiva sobre a região, em áreas que envolvem estratégias de desenvolvimento económico, atração de investimento, atração e manutenção de talento, competitividade, redes de conhecimento e inovação, empreendedorismo ou diplomacia económica.

Fotografias de Andreia Merca / CM Porto

22-04-2024