22.10.2023 11:00
Escola Superior de Biotecnologia | Fundação de Serralves

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

22.10.2023 11:00 Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”: Vírus e bactérias (também) tornam alimentos seguros, com Paula Teixeira Link: https:///pt/central-eventos/ciclo-conversas-alimentar-uma-causa-virus-e-bacterias-tambem-tornam-alimentos

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Fundação de Serralves

Vírus e Bactérias (também) tornam alimentos seguros” é o título de mais uma sessão integrada no Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto. Um evento que terá como oradora Paula Teixeira, docente da Escola Superior de Biotecnologia e investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina, e que se realiza já a 22 de outubro, pelas 11h00, na Sala Panorâmica – Quinta, da Fundação de Serralves.

Sinopse

Os alimentos que ingerimos, sejam eles de origem animal ou vegetal, raramente são estéreis. Pelo contrário, contêm comunidades diversificadas de micróbios – microbiota alimentar – compostas, principalmente, por bactérias, bolores, leveduras e vírus. A presença desses micróbios varia ao longo do ciclo de vida dos alimentos e está intimamente ligada ao ambiente e às condições em que são cultivados, processados, armazenados e manuseados.

Sendo consensual que os alimentos nunca foram tão seguros como hoje, não deve, no entanto, ser descurado a realidade de que cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo – uma em cada dez – ficam doentes por terem consumido alimentos contaminados. A contaminação dos alimentos, para além das consequências para a saúde pública, causa significativos desperdícios alimentares, com impacte social, ambiental e económico.

Mas há boas notícias! Há micróbios bons que trabalham nos bastidores para proteger os nossos alimentos e para mantê-los seguros, podendo mesmo substituir alguns dos conservantes de síntese química frequentemente também utilizados em alimentos. No Laboratório de Microbiologia Alimentar do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Universidade Católica no Porto o controlo de microrganismos indesejáveis em alimentos por outros microrganismos inofensivos, vírus e bactérias, é feito há já alguns anos e até, muitas vezes, em parceria com empresas. Nesta conversa serão abordados vários exemplos de sucesso.

Biografia

Licenciada em Engenharia Alimentar e doutorada em Biotecnologia pela Universidade Católica Portuguesa. É Professora Associada com agregação da Escola Superior de Biotecnologia, Diretora Adjunta para o Ensino e coordenadora do 1º ciclo e da Pós-Graduação em Segurança Alimentar da mesma instituição. Leciona nas áreas da Microbiologia Alimentar e da Segurança Alimentar.

É coordenadora do grupo “Food and Nutrition” e responsável do laboratório temático “Food Microbiology” do CBQF. O objetivo global do seu grupo de investigação é contribuir para um melhor conhecimento sobre agentes patogénicos de origem alimentar, com especial foco em Listeria monocytogenes, utilizando uma abordagem "Uma Saúde".

Mais informações sobre o Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, disponível aqui.