Palestras - Programa de Mentoria Comendador Arménio Miranda

07.05.2024 16:30
Escola Superior de Biotecnologia | Sala EBI011 | Edifício de Biotecnologia / Biotechnology Building

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

07.05.2024 16:30 Palestras - Programa de Mentoria Comendador Arménio Miranda Link: https:///pt/central-eventos/palestras-programa-mentoria-comendador-armenio-miranda

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Sala EBI011

O Programa de Mentoria Comendador Arménio Miranda tem o prazer de anunciar duas palestras enriquecedoras como parte da sua série contínua. Ambas as palestras terão lugar no dia 7 de maio, às 16h30, na sala EBI011 e prometem proporcionar perspectivas valiosas sobre pesquisas de ponta e inovação nos campos da produção de alimentos sustentáveis e medicina regenerativa.

Palestra 1
Explorando um Futuro Alimentar Sustentável: Proteínas Alternativas e Agricultura Celular

Orador: Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues é detentor de um Mestrado em Engenharia Biológica (IST) e de um Doutoramento em Bioengenharia (IST). Atualmente, é investigador no iBB - Instituto de Bioengenharia e Biociências / i4HB - Instituto para a Saúde e Bioeconomia, onde coordena o "Laboratório de Tecnologias de Biorreatores e Biomateriais para a Fabricação de Células Estaminais". É também professor convidado no Departamento de Bioengenharia do Instituto Superior Técnico. A sua investigação tem-se centrado no desenvolvimento de sistemas de biorreatores para o cultivo escalável de células estaminais pluripotentes, combinando ferramentas experimentais e computacionais, como aprendizagem automática ou dinâmica dos fluidos computacional. Atualmente, Carlos Rodrigues está a aplicar a sua experiência em cultura de células animais à área emergente da agricultura celular. É co-fundador e diretor executivo da CellAgri Portugal, a associação portuguesa para o desenvolvimento da Cell Agriculture, e membro fundador da Network of Cellular Agriculture.

Palestra 2
Estratégias de Engenharia de Bioprocessos para a Medicina Regenerativa

Orador: Joaquim M.S. Cabral
Joaquim M.S. Cabral é Professor Distinto do IST e Professor Emérito da Universidade de Lisboa, Portugal. Desenvolveu a sua carreira no Instituto Superior Técnico (IST), na Escola de Engenharia da Universidade de Lisboa, e foi um elemento-chave na ligação entre os campos da engenharia de enzimas e bioprocessos e a engenharia de células estaminais. Joaquim Cabral desenvolveu a área de Engenharia Bioquímica no IST, realizando investigação e educação em biotecnologia e bioengenharia avançadas, integrando a engenharia com a biologia molecular e celular. Os seus objetivos são integrar os princípios da engenharia com a investigação fundamental em biotecnologia celular, genética e proteínas para contribuir para uma melhor compreensão dos mecanismos ao nível molecular e celular e para os traduzir em aplicações para os setores industrial (Bioengenharia Industrial) e de saúde (Bioengenharia Médica).