Bibliotecas da UCP organizam Ciclo formativo “Sínteses de evidência nas Ciências Saúde: recursos e ferramentas”

As Bibliotecas da Universidade Católica organizam um ciclo formativo, constituído por quatro iniciativas, onde serão abordados diversos tópicos relacionados com o desenvolvimento de trabalhos de síntese de evidência na área das Ciências da Saúde, entre os quais a metodologia do Joanna Briggs Institute, as guidelines e ferramentas PRISMA, a pesquisa sistemática em bases de dados, a gestão das fontes de informação e a publicação.

Este ciclo formativo será aberto a todos os interessados, não existindo inscrições prévias ou limite de participantes, bastando aceder através dos links de cada sessão.

Sínteses de evidência: noções introdutórias | 14 de fevereiro, 15h00-16h30

• Metodologia Joanna Briggs Institute;
  • PRISMA 2020 e outras ferramentas e guidelines;
  • Registo do protocolo: Prospero e Open Science FrameworK;
  • Descritores de pesquisa: MeSH, CINAHL e APA.

Pesquisa sistemática | 21 de fevereiro, 15h00-16h30

• Pesquisa avançada e ferramentas de pesquisa na PubMed, EBSCO Host e Cochrane Library.

Gestão de fontes de informação |28 de fevereiro, 15h00-16h30

• Ferramentas específicas para o processo de seleção de fontes: Rayyan;
  • Gestão de referências bibliográficas: Zotero.

Onde publicar? | 6 de março, 15h00-16h30

• Métricas associadas às revistas científicas;
  • Seleção de revistas com impacto na Scopus e Web of Science.

Link da sessão

Para mais informações, consulte o Portal das Bibliotecas UCP ou o Portal de Formação de Utilizadores.

Também poderá entrar em contacto com a equipa de formação das Bibliotecas da UCP através do endereço eletrónico: formacao.bibliotecas@ucp.pt

06-02-2024