Católica encerra comemorações dos 40 anos no Porto com apresentação de livro e documentário

A Católica celebrou ao longo deste ano o seu quadragésimo aniversário na cidade do Porto, tendo este marco constituído um momento de reflexão sobre os 40 anos vividos por esta instituição na região, marcados pela sua dedicação ao serviço da Academia, da Ciência e da Sociedade.

A cerimónia de encerramento das comemorações dos 40 anos foi marcada pelo lançamento do livro “40 • A Universidade Católica Portuguesa no Porto” e pela apresentação do documentário “O Princípio do Futuro 1978-2018”. “Conta-se uma história feita de coragem e de vontade de fazer acontecer, por vezes de acreditar no impossível. Mostram-se factos e números, revelam-se emoções, e como estas fizeram a diferença.”, destaca Isabel Braga da Cruz, presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

Os pilares da ousadia, da perseverança, da inovação e do humanismo nortearam a Católica no Porto desde o primeiro dia. “Têm sido 40 anos inspiradores, ao longo dos quais formou 19 mil diplomados, meta que muito orgulha esta instituição e que estamos certos tem deixado marca”, refere Isabel Braga da Cruz que também destaca “o papel da Católica no Porto como centro de partilha de conhecimento com a sociedade. Testemunho disto são as 8 mil publicações produzidas durante este período, que justificam o prestígio que a Universidade Católica assume na comunidade científica, nacional e internacional, a partir do Porto.”

Para além de formar profissionais de topo nas diversas áreas, “o desenvolvimento da dimensão humana, tanto ao nível individual como coletivo, é um desígnio maior da Universidade Católica e, como tal, a ação concreta junto da sociedade é também um aspeto central da sua atividade. Refiram-se, por exemplo, as 69 mil horas de trabalho voluntário que os seus estudantes ofereceram à sociedade, em parceria com instituições da cidade, apenas nos últimos 10 anos.”

A sessão de encerramento contou com a presença de D. Manuel Linda, bispo do Porto, Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, e Isabel Braga da Cruz, presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

O programa contou, também, com um momento de conversa e reflexão sobre os pilares que construíram os últimos 40 anos de Universidade e que se mantém sólidos na sustentação do futuro.

Entre os participantes deste painel contamos com Américo Aguiar (alumni da Faculdade de Teologia, presidente da Irmandade dos Clérigos e bispo auxiliar de Lisboa); Joaquim Azevedo (professor catedrático da Faculdade de Educação e Psicologia e ex-presidente do Centro Regional do Porto); Célia Manaia (professora da Escola Superior de Biotecnologia, diretora interina do Instituto de Bioética e vice-presidente do Centro Regional do Porto); Teresa Lopes (alumni da Escola Superior de Biotecnologia e diretora dos Serviços Académicos da Católica no Porto); Maura Marvão (alumni da Faculdade de Direito e membro do Conselho Consultivo da Escola das Artes); Mariana VanZeller (alumni da Católica Porto Business School) e Gonçalo Almeida Garrett (aluno da Escola do Porto da Faculdade de Direito).

Durante a sessão, a presidente do Centro Regional do Porto distinguiu quatro colaboradoras pelos seus 40 anos ao serviço da Universidade:
* Rosa Lina Rocha. “Sempre apoiou a Faculdade de Direito!”
* Maria Dória. “Foi a primeira! Já fez de tudo um pouco! Todos a conhecemos!”
* Adília Santos. “Começou na Escola de Enfermagem da Imaculada Conceição.“
* Palmira Maio. “Começou no Instituto de Ciências Teológicas da Diocese do Porto”

Dezembro 2019

19-12-2019