Católica lança Programa Women+ no Porto

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) reuniu, no Porto, mais de 30 líderes femininas para dar a conhecer o projeto Women+, um programa de mentoria e job shadowing que pretende inspirar a liderança feminina em jovens recém-graduadas.

No seu discurso de abertura, Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, começou por convidar todas as presentes: “serem mentoras, a integrarem este programa e a darem algum do Vosso tempo para inspirarem jovens licenciadas e mestres a seguir uma carreira de serviço e de liderança.” A iniciativa Women+ pretende impulsionar o desenvolvimento das mulheres no meio académico, e também apoiá-las, através dos exemplos de liderança das mentoras. O projeto, ainda em fase de desenvolvimento, surge no seguimento de vários programas já estruturados para encorajar as mulheres a desenvolverem as suas capacidades empreendedoras na UCP. Durante a sua intervenção, Isabel Capeloa Gil deu o exemplo da Universidade Católica Portuguesa como sendo das mais paritárias em Portugal no que diz respeito à presença de homens e mulheres em cargos de liderança. Reiterou também que um dos grandes desafios é a conciliação entre a vida pessoal e a profissional e nada melhor do que existirem mentoras que as ajudem nestes processos através do exemplo.

A oradora convidada, Elise Racicot, embaixadora do Canadá em Portugal e presidente da associação de mulheres embaixadoras, partilhou a história da sua carreira de diplomata “nasci numa pequena cidade do Canadá, licenciei-me em relações públicas, fiz mestrado em administração pública internacional e depois decidi candidatar-me à carreira de diplomata e fui aceite, quando todos diziam que seria muito difícil.” Entre a diplomacia em diferentes países, como Irão ou Brasil, Elise Racicot constituiu família e abraça agora a sua carreira em Portugal onde já criou a associação de mulheres embaixadoras. “Um dos meus papéis mais importantes enquanto diplomata é o de ajudar a aumentar o número de mulheres nesta área,” referiu Elise Racicot. Durante a sua intervenção falou também sobre o Governo canadiano estar a implementar o conceito Gender Based Analysis +, que tem como objetivo abrir a porta à inclusão de perspetivas diferentes da mesma realidade.

Para Isabel Braga da Cruz, Pró-Reitora da UCP, “esta é uma iniciativa muito relevante com o objetivo de impulsionar a liderança no feminino, recorrendo aos exemplos de sucesso que temos e que podem servir de inspiração às gerações futuras.

Neste evento, que se realizou no dia 20 de março no Edifício Paraíso do campus Porto da Universidade Católica Portuguesa, estiveram presentes mais de 30 personalidades de destaque na área empresarial, política, setor social e ciência.

21-03-2024