Católica Learning Innovation Lab fomenta aprendizagens interdisciplinares entre pares

O 2º Ciclo de Workshops Pedagógicos UCP, promovido pelo CLIL – Católica Learning Innovation Lab, integrou um conjunto de 25 workshops inovação pedagógica dinamizados por 30 docentes, investigadores e técnicos superiores. A 2ª edição do evento, destinada a docentes e investigadores dos quatro Centros Regionais da Universidade Católica Portuguesa (UCP), conseguiu mobilizar 369 participações nas diferentes sessões temáticas, ao longo de três semanas.

“Este número de participações é muito satisfatório, porque demonstra o interesse efetivo da comunidade docente da UCP por temáticas de inovação pedagógica”, refere Diana Soares, coordenadora do CLIL e docente na Faculdade de Educação e Psicologia (FEP).

25 workshops sobre inovação pedagógica

O programa do 2º Ciclo de Workshops incluiu 25 workshops/sessões temáticas, 20 em formato online e 5 presenciais, dinamizados por 30 docentes, investigadores e técnicos superiores internos e externos à UCP. As sessões presenciais, que decorreram de 30 de janeiro a 16 de fevereiro, foram promovidas em cooperação com os Projetos CApS – Aprendizagem-Serviço e ERASMUS+ PBL4COLLABTT / PBL4TEA.

“Os workshops foram permeados por partilhas de experiência, debates e reflexões sobre diferentes abordagens de inovação pedagógica no Ensino Superior. Os desafios e as potencialidades da implementação de metodologias ativas em sala de aula foram discutidos à luz de distintos contextos, respeitando, por um lado, as especificidades de cada área científica e, por outro, fomentando aprendizagens entre pares interdisciplinares.”, acrescenta a coordenadora do CLIL.

Próximo passo: constituição das Comunidades de Aprendizagem e Prática

O 2º Ciclo de Workshops permitiu apurar os interesses formativos da comunidade docente em termos de inovação pedagógica. Estes interesses servirão como ponto de partida para o lançamento das Comunidades de Aprendizagem e Prática (CAP), previsto para o mês de março de 2024.

“Finalizado o 2º Ciclo de Workshops, vamos agora avançar com o lançamento das CAP na UCP. Estas Comunidades, abertas aos docentes dos quatro centros regionais da Universidade, visam proporcionar aos professores a oportunidade de integrarem um grupo ou comunidade, que irá explorar novas metodologias e estratégias pedagógicas que permitem a reformulação de práticas pedagógicas”, finaliza Diana Soares.

O programa das CAP e o processo de inscrição na atividade serão, brevemente, divulgados.

04-03-2024