Católica Porto Business School e PwC debatem Orçamento do Estado para 2023

Quatro dias depois do encerramento e votação final global do Orçamento do Estado para 2023, agendado para 25 de novembro, realizou-se a Conferência promovida pela Católica Porto Business School, em parceria com a PwC, sobre o Orçamento do Estado para 2023. Dividida em dois painéis – um macro e um mais técnico -, esta Conferência reuniu especialistas para discutir as principais medidas aprovadas pela Assembleia da República e respetivos impactos do ponto de vista macroeconómico e fiscal.

Auditório Ilídio Pinho, da Universidade Católica Portuguesa no Porto, encheu para debater o Orçamento do Estado para 2023. Após as boas-vindas de Rui Soucasaux Sousa, Dean da Católica Porto Business School, o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, através de um vídeo, apresentou as principais medidas e mudanças, culminando na análise transversal do OE para 2023.

Maria Antónia Torres (sócia da PwC) moderou o painel macro que contou com a presença de Ana Carvalho (CEO do Banco Português de Fomento), Ana Salomé Martins (Executive Board Member na Symington Family Estate), e Pedro Norton (CEO da Finerge). No painel técnico, moderado por Luísa Anacoreta Correia (docente da Católica Porto Business School), foram debatidos os vários impostos: “IRC, benefícios fiscais e património” por Cristina Pinto (docente da Católica Porto Business School); “IVA e IEC”, por Hugo Salgueirinho Maia (sócio da PwC); “IRS e Segurança Social”, por Ana Carvalho Reis (senior manager da PwC).

Anualmente, a Católica Porto Business School e a PwC organizam uma conferência sobre a proposta de Orçamento do Estado, onde são apresentadas as principais alterações e debatidos possíveis impactos das diversas medidas. Após dois anos de evento em formato online, há o regresso ao modelo habitual, com o Auditório Ilídio Pinho cheio.

pt
06-12-2022