Católica promove 2ª Edição das Comunidades de Aprendizagem e Prática para docentes UCP

O CLIL - Católica Learning Innovation Lab promove, entre abril e dezembro de 2024, a 2ª Edição das Comunidades de Aprendizagem e Prática (CAPs). A iniciativa tem o objetivo de proporcionar aos docentes dos quatro campi da Universidade Católica Portuguesa (UCP) a oportunidade de planificarem e implementarem colaborativamente cenários de aprendizagem inovadores.

Cada comunidade pretende ser um ambiente de partilha de experiências pedagógicas entre docentes e é dinamizada por uma equipa de facilitadores. Nesta edição, estão previstas quatro CAPs:  Curtas de Aprendizagem Ativa, Aprendizagem-Serviço, Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos e Inteligência Artificial e Ensino.

Diana Soares, coordenadora do CLIL e docente na Faculdade de Educação e Psicologia (FEP), reitera a importância da participação nesta iniciativa: “Convidamos os docentes e investigadores dos quatro pólos da Universidade a participarem nesta segunda edição das Comunidades de Aprendizagem e Prática. Ao longo deste ano civil, queremos facultar aos professores da nossa Universidade a oportunidade de integrarem um grupo ou comunidade que irá explorar novas metodologias e estratégias pedagógicas que permitam repensar e transformar as suas práticas em sala de aula.

Acreditamos que estas quatro Comunidades vão ao encontro dos interesses de formação pedagógica dos docentes e investigadores da UCP”, remata.  As inscrições nas CAPs terminam no dia 03 de abril de 2024 e devem ser realizadas no seguinte Formulário.

Conheça as quatro Comunidades de Aprendizagem e Prática:

1. Curtas de Aprendizagem Ativa

CAP destinada a docentes que pretendam conhecer e refletir sobre diferentes estratégias de aprendizagem ativa tendo em conta os objetivos específicos do processo de ensino e aprendizagem.  Esta Comunidade centra-se em estratégias mais pontuais que podem ser utilizadas em vários momentos da unidade curricular, nomeadamente em aulas expositivas, trabalhos de grupo e avaliações.

Facilitadoras: Diana Soares (FEP), Salomé Silva (CLSBE), Joana Pereira Mata (CLSBE) e Sofia Menéres (FM)

2. Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas

CAP pensada para docentes que pretendem aprender e refletir sobre a implementação da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas ou da Aprendizagem Baseada em Projetos, repensando uma parte de sua prática de modo a incluir PBL nas suas aulas.

Facilitadores: Eva Dias de Oliveira (CPBS), Maria José Serol (FMD), Pedro Alves (EA)

3. Aprendizagem-Serviço

CAP planeada para docentes que pretendem aprender a implementar esta metodologia, repensando a sua prática de modo a incluir orientações para aproximar os conteúdos e as aprendizagens da comunidade exterior (sociedade), promovendo a ação cívica dos estudantes.

Facilitadoras: Joana Filipa Martins e Sofia Rodrigues Câmara (ApS/CLIL)

4. IA e Ensino

Esta CAP tem como principal objetivo reunir um grupo de docentes dispostos a explorar colaborativamente as possibilidades e os desafios apresentados pelos avanços na área da Inteligência Artificial ao Ensino Superior e a experimentar diferentes ferramentas de IA.

Facilitadores: António Andrade (CPBS), Diana Mesquita (FEP) e Maitê Gil (CLIL)

15-03-2024