Católica promove projeto “Bosques Norte Litoral” em nós de autoestrada

No Dia Mundial da Árvore e da Floresta, foi lançado o “Bosques Norte Litoral”, um projeto que promove a biodiversidade. Uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Vila do Conde, em parceria com a concessionária Auto-Estradas Norte Litoral e a colaboração da Universidade Católica Portuguesa, no âmbito do CRE.Porto. O “Bosques Norte Litoral” consiste na plantação de 1.629 árvores e arbustos de 19 espécies diferentes, cuidadosamente selecionadas para promover a biodiversidade e a resiliência  ambiental, numa primeira fase, no Nó de Modivas.

O projeto contempla 9,3 hectares de áreas verdes coletivas da rede viária para arborização em Fajozes, Vila do Conde, Aveleda e Modivas. O objetivo é a melhoria ambiental, paisagística e a promoção das espécies nativas em espaços verdes anteriormente incultos e com a presença de espécies invasoras, promovendo assim, os serviços de ecossistema, áreas mais resilientes às alterações climáticas e que sejam sumidouros de carbono.

No âmbito desta iniciativa, Isabel Braga da Cruz, Pró-Reitora da Universidade Católica Portuguesa, que esteve presente no lançamento “Bosques Norte Litoral” salientou “é muito importante para a Universidade participar ativamente nestes projetos que integram a sustentabilidade e a interligação entre a academia e a sociedade e que estão em linha com a estratégia e a missão da Universidade Católica Portuguesa.”

Em março, a primeira fase do projeto arrancou no Nó de Modivas, com os trabalhos de preparação do terreno que consistiram no controlo de espécies invasoras (erva-das-pampas) e a preparação do terreno, que totaliza 3,5 hectares de área útil. Até ao final de março de 2024 serão plantadas 1.629 árvores e arbustos, de 19 espécies diferentes, resultantes de um minucioso plano de arquitetura paisagística, que teve em conta as características das quatro áreas que constituem este nó. As espécies nativas escolhidas são espontâneas no território e bem-adaptadas às condições ambientais, como o pilriteiro, o medronheiro, a aveleira, a macieira-brava e o medronheiro. Estas são algumas das espécies que fazem parte do estrato arbustivo, que corresponde a cerca de 75% do plano de plantação, que irão criar uma paisagem dinâmica de estratos variados, cores, formas, flores e frutos diferentes. Destaca-se a identificação de zonas de linhas de água e de um charco temporário em que árvores nativas como o amieiro, o freixo, a borrazeira-preta e a bétula terão como habitat preferencial. Em conjunto, proporcionarão locais de refúgio e alimento para os insetos, nomeadamente polinizadores, aves e anfíbios.

As plantas para os Bosques do Norte Litoral foram fornecidas pelo programa Floresta Comum e pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do projeto FUTURO, em que desde a semente até ao momento das plantas irem para o terreno são também cuidadas por mãos de empenhadas voluntários que dedicam o seu tempo às espécies nativas.

Em contexto periurbano os bosques nativos são fundamentais pois contribuem para uma boa qualidade do ar, para promover a qualidade do solo e a sua fixação, são elementos essenciais para o ciclo da água, para intercetar e absorver a água das chuvas, e neste caso numa envolvência que é tão impermeabilizada, torna possível uma melhor infiltração no solo. Especificamente, as árvores e os arbustos, com a sua maturidade, serão sequestradores de carbono, contribuirão para a regulação do clima e para absorção dos poluentes atmosféricos. São inúmeros os benefícios que se traduzem na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e no ornamento do território com o património natural.

Este projeto é promovido pela Câmara Municipal de Vila do Conde e a concessionária Auto-Estradas Norte Litoral, com a colaboração da Universidade Católica Portuguesa, no âmbito do CRE.Porto.

Três entidades com diferentes papéis no projeto

O Município de Vila do Conde motivado pelo seu “Plano Municipal de Ação Climática” para a promoção da biodiversidade e o aumento da sua infraestrutura verde, tem adotado medidas para mitigar as alterações climáticas. Assim, converge a vontade para desenvolver bosques ricos em biodiversidade, proporcionando uma melhoria na qualidade ambiental no concelho.

A Auto-Estradas Norte Litoral assume um compromisso importante enquanto gestor responsável das áreas verdes dos nós, invocando a sua preocupação com a valorização ecológica da paisagem.

O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade, liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto (AMP), que implementa o projeto FUTURO: um esforço planeado e coordenado de várias organizações e cidadãos com o objetivo de criar e manter florestas nativas na AMP, estando totalmente alinhado com o propósito dos Bosques do Norte Litoral.

No dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore, os três parceiros assinaram um acordo para desenvolver bosques nativos no concelho, que se esperam prósperos, repletos de biodiversidade e que deem muitos frutos num futuro próximo.

21-03-2024