CLIL: Mais de 50 docentes dos 4 campi da Universidade Católica participam no arranque da 2ª edição das Comunidades de Aprendizagem e Prática

A 2ª edição das Comunidades de Aprendizagem e Prática (CAP), organizada pelo CLIL | Católica Learning Innovation Lab, arrancou com a presença de mais de 50 docentes dos quatro campi da Universidade Católica Portuguesa (UCP), com o objetivo de projetarem e implementarem, colaborativamente, cenários inovadores de aprendizagem.

Isabel Vasconcelos, vice-reitora da UCP, acolheu os facilitadores e participantes presentes na sessão de lançamento das CAP, realçando a importância destas iniciativas de desenvolvimento profissional docente promovidas na UCP.  “Ressalto o caráter inovador das dinâmicas promovidas pelo CLIL, em que a formação é realizada pelos próprios docentes, entre pares, com partilha de experiências e aprendizagem colaborativa”, acrescentou a vice-reitora.

A seguir, Elsa Costa e Silva, da Universidade do Minho, partilhou um relato da sua ampla experiência como participante e facilitadora de Comunidades de Aprendizagem e Prática. “Efetivamente, a partilha com os pares que desenvolvemos em termos da nossa Comunidade de Prática foi essencial para que eu pudesse ir ajustando o meu processo de transformação como docente”, afirmou a oradora convidada, reforçando as mais-valias do trabalho colaborativo no âmbito das CAP.

4 Comunidades de Aprendizagem e Prática mobilizam 72 participantes e 13 facilitadores

Nesta edição, que arrancou a 23 de abril, serão implementadas quatro Comunidades em torno das temáticas: Curtas de Aprendizagem Ativa, Aprendizagem baseada em Projetos e Problemas, Aprendizagem-Serviço e Inteligência Artificial e ensino. Esta iniciativa pretende proporcionar espaços de exploração de novas metodologias e estratégias pedagógicas que permitam repensar e transformar a prática pedagógica no ensino superior.

Um total de 85 docentes estarão envolvidos nesta atividade que se estenderá por oito meses, com encontros mensais de estudo, partilha e reflexão entre os pares. As comunidades serão dinamizadas por uma equipa de facilitadores, composta por representantes de diferentes unidades académicas da UCP.

Primeira experiência com participação interinstitucional

Pela primeira vez, as CAP contam com participantes de outra instituição. Nesta edição, seis docentes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/Brasil) vão integrar as comunidades com o intuito de estabelecer trocas de experiências, que têm em vista promover aprendizagens de docentes de ambos os contextos. Na sequência, esses docentes partilharão a sua experiência com os seus colegas da UNICAMP, envolvendo, assim, mais profissionais interessados em refletir sobre as suas práticas pedagógicas.

“Esta cooperação com outras instituições nacionais e internacionais é um passo importante na consolidação das ações do CLIL, pois abre caminhos para intercâmbios de práticas e de conhecimentos, o que é fundamental no desenvolvimento de ações de inovação pedagógica que sejam efetivamente significativas para os nossos estudantes”, destaca Diana Soares, coordenadora do CLIL.

08-05-2024