Complexidade, gestão de riscos e estratégia entre os caminhos para Portugal em discussão na Conferência Executive Digest

“10 ideias para Portugal” foi o tema da XVIII Conferência Executive Digest, iniciativa organizada pela Multiplicações em parceria com a Católica Porto Business School que decorreu a 14 de julho, no auditório da AEP. O evento contou com um painel de convidados de vários setores empresariais, que foram desafiados a apresentar uma ideia para Portugal no sentido de apoiar o desenvolvimento e crescimento do país.

“O que aí vem vai ser muito exigente”, na opinião de Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, que abriu o evento realçando os desafios que as empresas terão de enfrentar daqui para a frente. Isabel Braga da Cruz, presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, falou nos desafios sociais e nos desafios do ensino que, em período de pandemia, rapidamente passou para “aprendizagem de ensino em formato blended (presencial e on-line).” Outro aspeto realçado foi que o ensino superior tem agora a oportunidade de ser cada vez mais “o centro gerador de conhecimento; o núcleo de interação com múltiplos setores da sociedade; mas também como potenciador de espaço de relação, onde se fomenta o desenvolvimento integral da pessoa.” Já Ana Côrte-Real, associate dean da Católica Porto Business School, defende a importância de “retomar a normalidade” dando o exemplo deste evento como “um pequeno passo nesse sentido”.

As dez ideias foram enunciadas ao longo de toda a manhã pelos vários oradores, onde foi possível detetar denominadores comuns como a necessidade crescente de criatividade, reinvenção, dinamismo e de ação por parte das empresas. Paulo Américo Oliveira, CEO da Amorim Florestal, Pedro Duarte, corporate, external & legal affairs da Microsoft, Rodrigo Pinto Barros, Presidente da APOHRT, Mário Carvalho Fernandes, chief investment officer do Banco Carregosa, Isabel Barros, Administradora da Sonae MC, Hugo Ribeiro da Silva, CEO do Centro Porsche Porto/Braga, Luís Avides Moreira, administrador adjunto da Ramirez & Ca, Luís Martins, administrador da Sogrape e Maria João Carioca, administradora da Caixa Geral de Depósitos foram os empresários que marcaram presença na iniciativa.

O programa do evento contou ainda com dois debates, onde foi possível explorar as ideias apresentadas, corporizando-as em vivências e experiências dos elementos das mesas redondas. O primeiro debate, moderado por Maria João Vieira Pinto, diretora de redação da Executive Digest, contou com Álvaro Nascimento, professor da Católica Porto Business School, Joana Almeida, Diretora-geral do Sheraton Porto Hotel & Spa e Paulo Vaz, Administrador da AEP. A discussão de fecho foi moderada por António Sarmento, jornalista da Executive Digest, e contou com Filipe Aguilar, Business Operations Director da Farfetch e com Maria João Carioca, administradora da CGD.

Conheça as ideias apresentadas aqui.

Julho 2020

16-07-2020