Comunicado: Contra conteúdo lesivo dos princípios do Código de Ética e Conduta da UCP

Nos últimos dias, foi divulgado nas redes sociais conteúdo de teor racista e xenófobo postado num grupo que se identifica como ‘UCP Direito’ e que de forma alguma reflete posições da Universidade Católica Portuguesa ou por ela sancionados. O grupo usa abusivamente a designação institucional, ainda que alguns dos seus membros possam ser alunos da instituição. O conteúdo é fortemente lesivo dos princípios do Código de Ética e Conduta da UCP, que todos os membros da comunidade académica se obrigam a cumprir, configurando um atentado contra a dignidade da pessoa humana.

A UCP abriu um processo disciplinar interno para averiguar a responsabilidade de alunos na utilização abusiva do nome da instituição como identificador para a disseminação de conteúdos indignos. Do mesmo modo, irá apresentar uma queixa ao Ministério Público por crime de discriminação racial.

Junho 2020

15-06-2020