Diplomados do Programa ADN Jurista dão início ao “Prémio ADN Jurista – Cavaleiro & Associados”

No âmbito do programa ADN Jurista, foram anunciados no dia 8 de fevereiro os seis alunos de Direito que irão colaborar com a Cavaleiro & Associados, em parceria com a Escola de Direito. Esta é a 7ª geração de diplomados deste programa e a 1ª edição do Prémio. O evento foi marcado pelo sorteio dos temas com os quais os alunos irão trabalhar: Direito das Empresas e Negócios, Direito Público e Energia, Private Clients & Wealth, e Direito Internacional.

Manuel Fontaine, diretor da Faculdade destacou a importância deste programa, salientando que é uma mais valia para os estudantes contactarem no seu dia a dia com profissionais de Direito, afirmando que "regressam sempre destas experiências com uma vontade acrescida de estudar, permitindo-lhes ficar com uma noção do que gostam e do que é que não gostam; o que querem fazer com o Direito".

O programa também se destaca pelo seu caráter inovador, como ressaltou João Quintela Cavaleiro, advogado da Cavaleiro & Associados: "Há um aspeto inovador neste projeto que é o de estimular os alunos a desenvolverem um projeto de investigação que, em regra, está reservado para o Mestrado. Faz todo o sentido que se inicie na licenciatura". Mencionando a diversidade e a importância da pesquisa na prática jurídica, incentivou os alunos a contribuírem para uma "organização da vida das pessoas" por meio de soluções jurídicas bem fundamentadas.

O programa ADN Jurista proporcionará aos alunos selecionados uma experiência prática onde, como é transversal no programa, se vão debater sobre problemas da comunidade em alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, contribuindo, através da produção de artigos científicos com o departamento de investigação da mencionada Sociedade de Advogados, para as soluções para os mesmos. Para além da construção de redes profissionais, os participantes terão a oportunidade de compartilhar conhecimentos, de entender a importância da constante atualização e da necessidade de publicar artigos, contribuindo para a comunidade académica e profissional.

No final, o prémio monetário será feito com base na seleção dos melhores artigos científicos, através de um júri composto por um docente da Faculdade e um sócio da Cavaleiro & Associados, como reconhecimento do seu trabalho e contribuição para o desenvolvimento de soluções para problemas da comunidade, contribuindo para a promoção da cidadania ativa dos nossos estudantes.

Com o ADN Jurista, a Faculdade e a Cavaleiro e Associados reforçam o compromisso de promover a integração entre a academia e o mercado de trabalho, em interseção com os valores da cidadania e dos objetivos de desenvolvimento sustentável, designadamente :

• ODS 5 – alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas;
  • ODS 8 – promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos;
  • ODS 10 – reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países;
  • ODS 16 – proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.

Estiveram presentes no evento Manuel Fontaine Campos, diretor da Faculdade, João Quintela Cavaleiro, Sofia Garriapa e Pedro Seixas Silva, advogados da Cavaleiro & Associados, Ana Martins, coordenadora executiva do programa ADN Jurista, e quatro dos seis alunos selecionados: Mafalda Cruz, Inês Ribeiro, Joana Xavier, Paula Vieira, Catarina Ferreira e Tomás Guerra.

14-02-2024